Sab-se que no Brasil existem parâmetros, orientações, referênciais, metas definidas para uma educação básica de qualidade .
Existem teorias que são a perfeição ideal - (como diria o Filósofo Platão) - sobre como deve ser a educação.
Muitos falam que dinheiro é investido na educação constantemente. Inclusive fazem alarde dizendo que o problema está na corupção escolar, na gestão, nos cargos de confiança de gestores de educação - (concordo aqui, por que vi na prática a incompetência de gestores, despreparados sem compromisso social, pedagógico e político econômico).
Um cidadão (economista) defensor da meritocracia na educação disse em canal de tv que existe muito dinheiro na educação e que aumentar um sálario de professor de escola básica não vai resolver o problema da educação.
Acredito que deve ser valorizado o professor sim.Inclusive para a própria categoria ser atrativa para os jovens que pretendem ingresso ao ensino superior.
Eu trabalho na área de preparatórios ao ingresso ao ensino superior no estado do RS. O salário é bom e atrativo e os professores se dedicam bastante por muitos fatores tais como: 1. psicológicos - é bom para o ego ser valorizado-, 2. intelectuais - pois é possível investir em formação continuada, 3. político social - pois o prof se estrutura no sentido de assinar jornal, revista, tv a cabo e internet inserindo-se no contexto atual das NTIC, 4 etc....
Tive contato com professores da rede puúlica em 10 (dez) CRE do RS e compactuo a anseio de muitos professores exigir melhor salário. As condições subjetivas e "estruturais" de muitos é precária e lamentável.
Não abordo sobre os alunos e aprendizagem que isso é óbvio.
Disso muito se segue de que não adianta só os parâmetros, leis, normas e aluno em sala de aula.
Educação é mais do que isso.Defendo que deve ter constante formação continuada de professores, pois é um grande problema e as Faculdades estão formando mal seus novos professores.
Mas, o óbvio deve ser enfrentado e resolvido - tem que valorizar o professor sim. Caso contrário vamos ficar décadas discutindo e batendo na mesma tecla (como disse uma profe de Rio Grande/RS "estou desde os anos 60 solicitando sálario digno - sou seja, um básico") e o que é feito na prática são teorias e estudos de teorias,.....teorias e estudos de teorias...,teorias e estudos de teorias....e reflexão sobre as teorias nas faculdades de licenciaturas....teorias e estudos de teorias.....
Existem teorias que são a perfeição ideal - (como diria o Filósofo Platão) - sobre como deve ser a educação.
Muitos falam que dinheiro é investido na educação constantemente. Inclusive fazem alarde dizendo que o problema está na corupção escolar, na gestão, nos cargos de confiança de gestores de educação - (concordo aqui, por que vi na prática a incompetência de gestores, despreparados sem compromisso social, pedagógico e político econômico).
Um cidadão (economista) defensor da meritocracia na educação disse em canal de tv que existe muito dinheiro na educação e que aumentar um sálario de professor de escola básica não vai resolver o problema da educação.
Acredito que deve ser valorizado o professor sim.Inclusive para a própria categoria ser atrativa para os jovens que pretendem ingresso ao ensino superior.
Eu trabalho na área de preparatórios ao ingresso ao ensino superior no estado do RS. O salário é bom e atrativo e os professores se dedicam bastante por muitos fatores tais como: 1. psicológicos - é bom para o ego ser valorizado-, 2. intelectuais - pois é possível investir em formação continuada, 3. político social - pois o prof se estrutura no sentido de assinar jornal, revista, tv a cabo e internet inserindo-se no contexto atual das NTIC, 4 etc....
Tive contato com professores da rede puúlica em 10 (dez) CRE do RS e compactuo a anseio de muitos professores exigir melhor salário. As condições subjetivas e "estruturais" de muitos é precária e lamentável.
Não abordo sobre os alunos e aprendizagem que isso é óbvio.
Disso muito se segue de que não adianta só os parâmetros, leis, normas e aluno em sala de aula.
Educação é mais do que isso.Defendo que deve ter constante formação continuada de professores, pois é um grande problema e as Faculdades estão formando mal seus novos professores.
Mas, o óbvio deve ser enfrentado e resolvido - tem que valorizar o professor sim. Caso contrário vamos ficar décadas discutindo e batendo na mesma tecla (como disse uma profe de Rio Grande/RS "estou desde os anos 60 solicitando sálario digno - sou seja, um básico") e o que é feito na prática são teorias e estudos de teorias,.....teorias e estudos de teorias...,teorias e estudos de teorias....e reflexão sobre as teorias nas faculdades de licenciaturas....teorias e estudos de teorias.....
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