Pular para o conteúdo principal

ARGUMENTAÇÃO FALAZ

        A argumentação falaz pode vir, ou da precariedade dos sentidos, ou das falhas da inteligência, ou de imperfeição do caráter.
         Aos argumentos errôneos provenientes dos sentidos ou da inteligência, dá-se o nome de paralogismos; aos provenientes do sentimento, chamam-se sofismas.
         Podemos definir que:
- SOFISMA / FALÁCIA: é a argumentação que, sob a aparência da verdade, oculta, muito de propósito, o falso ou o absurdo.
                 (OBS: Falácia é a tradução latina de S. tomaz de Aquino para o grego sofisma)

- PARALOGISMO: é a argumentação errada, já por falha dos sentidos, já da inteligência, sem qualquer interferência de segunda intenção.


            Quanto a classificação temos a Falácia Formal e a material.
- FALÁCIA FORMAL: a que viola qualquer regra do silogismo, ou esconde a quebra de princípios lógicos do pensar verdadeiro com termos ambíguos.
Ex1 :
- NEGAÇAO DO ANTECEDENTE  em que as regras dos silogismos condicionais são violadas.

 "Se é sábio, é trabalhador; não é sábio, logo, não é trabalhador"

         Observe que: o ser trabalhador independe de ser sábio; pode ser trabalhador e não ser sábio, ainda que todo sábio deva ser trabalhador.

         Então, é argumento cuja conclusão não procede das premissas estabelecidas.

- SOFISMAS MATERIAIS: aquelas que envolve a matéria/conteúdo a que se refere.
Ex1:
- PETIÇÃO DE PRINCÍPIO: dar como provado, ou aceito, o que deve ser provado. Coisas dadas como aceitas mas que necessitam de provas.
Ex. "Todo mundo sabe isso"? (quando se que provar algo, mas sem examinar todos os casos).

Em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.fotocomedia.com/images/articles/susto-da-ilusao-de-otica_1.jpg.

(Fonte: Lógica - Derly A. Chaves)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SIMULADO DE FILOSOFIA - ÉTICA - COMENTADO

 Simulado com questões de Ética da UFSM. É preparatório para ingresso ao ensino superior. O gabarito é comentado para esclarecer possíveis dúvidas. 1. (UFSM) A arquitetura de uma época aponta não só para um determinado estilo artístico, mas também pode indicar traços de vida moral e política de um grupo humano. As torres das igrejas góticas, por exemplo, mostraram a verticalidade na relação entre Deus e o homem, o céu e a terra, o superior e o inferior, característica básica da cultura medieval. A respeito da concepção de moralidade no período medieval, pode-se afirmar que: I. A conduta humana deve se pautar em regras derivadas da natureza. II. A imoralidade está relacionada com a desobediência às leis divinas reveladas. III. A razão humana ocupa o lugar central na vida ética. IV. A ética se preocupa, principalmente, com a autonomia moral do indivíduo. Está(ao) correta( s) a) Apenas I b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas II e IV. e) Apenas ...

SIMULADO DE FILOSOFIA - QUESTÕES DE POLÍTICA

SIMULADO DE FILOSOFIA COM QUESTÕES DE POLÍTICA. 1. (UEL) “Toda cidade [ polis ], portanto, existe naturalmente, da mesma forma que as primeiras comunidades; aquela é o estágio final destas, pois a natureza de uma coisa é seu estágio final. (...) Estas considerações deixam claro que a cidade é uma criação natural, e que o homem é por natureza um animal social, e um homem que por natureza, e não por mero acidente, não fizesse parte de cidade alguma, seria desprezível ou estaria acima da humanidade.” (ARISTÓTELES. Política. 3. ed. Trad. De Mário da Gama Kuri. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1997. p. 15.) De acordo com o texto de Aristóteles, é correto afirmar que a polis: a) É instituída por uma convenção entre os homens. b) Existe por natureza e é da natureza humana buscar a vida em sociedade. c) Passa a existir por um ato de vontade dos deuses, alheia à vontade humana. d) É estabelecida pela vontade arbitrária de um déspota. e) É fundada na r...

ENEM: Filosofia - Política

SIMULADO DE FILOSOFIA COM QUESTÕES DE POLÍTICA PARA UFSM E ENEM. 1. (UEL) “Toda cidade [ polis ], portanto, existe naturalmente, da mesma forma que as primeiras comunidades; aquela é o estágio final destas, pois a natureza de uma coisa é seu estágio final. (...) Estas considerações deixam claro que a cidade é uma criação natural, e que o homem é por natureza um animal social, e um homem que por natureza, e não por mero acidente, não fizesse parte de cidade alguma, seria desprezível ou estaria acima da humanidade.” (ARISTÓTELES. Política. 3. ed. Trad. De Mário da Gama Kuri. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1997. p. 15.) De acordo com o texto de Aristóteles, é correto afirmar que a polis: a) É instituída por uma convenção entre os homens. b) Existe por natureza e é da natureza humana buscar a vida em sociedade. c) Passa a existir por um ato de vontade dos deuses, alheia à vontade humana. d) É estabelecida pela vontade arbitrária de um déspota. e) É fundada na razão, que e...