Por meio do tema estruturante - Linguagem é possível adquirir Habilidades que desenvolvam a competência geral: Dominar Linguagem.
A linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas ou escritas, mas também de gestos e imagens. Afinal, não nos comunicamos apenas pela fala ou escrita. Ela pode ser:
- FORMAL: que é uma linguagem mais cuidada, denotativa.
- COLOQUIAL: que não tem um planejamento prévio, caracterizando-se por construções gramaticais mais livres, repetições freqüentes, frases curtas e conectores simples;
- INFORMAL: que se caracteriza pelo uso de ortografia simplificada, construções simples e usado entre membros de uma mesma família ou entre amigos.
- VERBAL: uso das palavras para se comunicar, expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando.
Ex: um texto narrativo, uma carta, o diálogo, uma entrevista, uma reportagem no jornal escrito ou televisionado, um bilhete.
-NÃO-VERBAL: utilizar de outros meios comunicativos, como: placas, figuras, gestos, objetos, cores, ou seja, dos signos visuais.
Ex: o semáforo, o apito do juiz numa partida de futebol, o cartão vermelho, o cartão amarelo, uma dança, o aviso de “não fume” ou de “silêncio”, o bocejo, a identificação de “feminino” e “masculino” através de figuras na porta do banheiro, as placas de trânsito?
Linguagem não-verbal.
Cartão vermelho – denúncia de falta grave no futebol.
Placas de trânsito – à frente “proibido andar de bicicleta”, atrás “quebra-molas”.
Símbolo que se coloca na porta para indicar “sanitário masculino”.
Imagem indicativa de “silêncio”.
Semáforo com sinal amarelo advertindo “atenção”.
- VERBAL E NÃO VERBAL: A linguagem pode ser ainda verbal e não-verbal ao mesmo tempo, como nos casos das charges, cartoons e anúncios publicitários.
Exemplo:
Charge do autor Tacho – exemplo de linguagem verbal (óxente, pólo norte 2100) e não-verbal (imagem: sol, cactus, pinguim).
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Para melhor compreensão das funções de linguagem, torna-se necessário o estudo dos elementos da comunicação:
- Emissor - emite, codifica a mensagem;
- Receptor - recebe, decodifica a mensagem;
- Mensagem - conteúdo transmitido pelo emissor;
- Código - conjunto de signos usado na transmissão e recepção da mensagem;
- Referente - contexto relacionado a emissor e receptor;
- Canal - meio pelo qual circula a mensagem.
2. FUNÇÕES DA LINGUAGEM
1. INFORMATIVA (ou referencial) - função usada quando o emissor informa objetivamente o receptor de uma realidade, ou acontecimento. Ela transmite informações, com as quais descrevemos as coisas.
Ex: teorias científicas, livros didáticos, reportagens de jornais, bulas de remédios, receitas de bolos.
2. EXPRESSIVA (ou Emotiva) - a mensagem centra-se no "eu" do emissor, é carregada de subjetividade. Ligada a esta função está a poesia lírica, as emoções, sentimentos e atitudes.
Ex: poemas, fé religiosa, poesias lírica, músicas românticas.
3. DIRETIVA (apelativa, imperativa): Com este tipo de mensagem, o emissor atua sobre o receptor, afim de que este assuma determinado comportamento; há frequente uso do vocativo e do imperativo. Esta função da linguagem é frequentemente usada por oradores e agentes de publicidade. Possibilita causar ou impedir uma ação.
Ex: desligar a tv. Ordens do tipo: use esse perfume, compre esse produto, dê o seu lance, vá agora, use esse tipo de remédio, feche a porta.
4. METALINGUÍSTICA - função usada quando a língua explica a própria linguagem (exemplo: quando, na análise de um texto, investigamos os seus aspectos morfo-sintácticos e/ou semânticos.
Fonte: banco dados pessoal.
Comentários