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Filosofia INTRODUÇÃO A FILOSOFIA

Tema preparatório para ingresso ao ensino superior. A palavra filosofia é grega. É composta por outras duas : philo e sophia . - Philo deriva-se de philia , que significa amizade, amor fraterno, desejo, respeito entre os iguais. - Sophia quer dizer sabedoria e dela vem à palavra sophos , sábio.             Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber, busca pelo saber. A filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama (é um sentimento), isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.             Filósofo : o que ama a sabedoria tem amizade pelo saber, deseja saber, busca o saber conscientemente. O Mito Um mito é uma narrativa tradicional com caráter explicativo e/ou simbólico, profundamente relacionado com uma dada cultura e/ou religião. O mito procura explicar os principais acontecimentos da vida, os fenômenos naturais, as origens do Mundo (cosmos) e do Homem por meio de deuse

UFSM 2011 - Vestibular extra

A UFSM pretende realizar concurso vestibular extra no meio do ano de 2011 para o Campus de Silveira Martins. Sabe-se que em janeiro de 2011 não foi oferecido vagas para esse Campus. A justificativa é que está sendo realizado obras para melhor atender os alunos que ingressarem no referido Campus. Em programa realizado pela TV Santa Maria (canal 19 da net) no dia 14-02-2011 o Reitor da UFSM Professor Felipe Muller falou da possibilidade de realizar concurso  no meio do ano para o Campus de Silveira Martins. Serão, pelo menos 4 cursos que serão oferecidos. Será uma possibilidade de ingresso ao ensino superior em Universidade Pública de qualidade, UFSM, em uma cidade que está de braços abertos para os alunos. É preciso ficar atento, pois sabe-se que é muito dificel o ingresso ao ensino superior gratuito pela poucas vagas que são oferecidas.

UFSM 2011- Vagas Remanescentes

Leia a notícia da UFSM:  - "A partir do dia 21 a 25 de fevereiro de 2011, estarão abertas as inscrições para o Processo de Habilitação às Vagas Remanescentes 2011, para ingresso em cursos de graduação na UFSM que não tiveram suas vagas totalmente preenchidas através do Programa de Ingresso ao Ensino Superior 2010 (PEIES) e do Concurso Vestibular 2011. Serão oferecidas 248 vagas, sendo 175 vagas em Santa Maria, 65 vagas em Frederico Westphalen e 08 vagas em Palmeira das Missões. A habilitação é destinada a candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2009 ou 2010. A inscrição será realizada no site da COPERVES, link Vagas Remanescentes 2011 , no período de 21 a 25 de fevereiro. Não haverá taxa de inscrição; o candidato deverá ter obrigatoriamente o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) para realizar sua inscrição. Neste processo haverá reserva de vagas aos cursos de graduação, conforme a Resolução 011/07 da UFSM. Os candidatos devem

Apostila-polígrafo de Filosofia 2011

Estou elaborando a Apostila de Filosofia versão 2011. O contéudo visa atender os alunos do ensino médio. Saliento que este material será elaborado levando em conta minhas atividades na área desde 2006 e, principalmente, com base  no NOVO Manual programático da UFSM, pois a UFSM está editando novo manual para seus concursos.   Essa edição também será mediada pelas as normas nacionais (Matriz do Enem, do Encceja, PCN, OCN...) e referenciais estaduais. Ela visa capacitar o aluno para sua vida em sociedade, seja para o mercado de trabalho, seja para ingresso ao ensino superior (destaque para ingresso na UFSM). Os conteúdos devem ser entendidos como meios para os alunos  desenvolverem  e habilidades competências cognitivas.

UFSM - aprovados por cotas

O  reitor destacou em sua manifestação, na divulgação do listão dos selecionados para UFSM, o fato de que a descentralização do concurso não prejudicou os candidatos de Santa Maria, pois 56% dos aprovados residem na cidade. “Isso demonstra que a descentralização do vestibular não impede que os candidatos residentes em Santa Maria tenham a capacidade suficiente para ingressar na nossa instituição, principalmente pela qualidade inerente ao nosso sistema de ensino” , afirma Müller.  Esta edição do vestibular aconteceu de 5 a 7 de janeiro, tendo sido o primeiro na história da universidade a ocorrer de forma descentralizada, em 22 municípios-sede. Outra inovação importante é que pela primeira vez ele foi realizado em duas modalidades: única e seriada. Mas apesar destas transformações, a conquista da sonhada vaga em uma universidade pública continua sendo privilégio de uma minoria, como constata o reitor:  “Nós estamos muito felizes por poder anunciar essa lista dos nossos apr

UFSM e a aplicação de provas

O reitor da UFSM, Felipe Müller, fez questão de elogiar a sua Comissão Permanente do Vestibular (Coperves) – assim como os fiscais, assessores e coordenadores do Peies/UFSM/2010 – que, segundo ele, tornou os concursos de ingresso na UFSM - “um exemplo em nível nacional”, fazendo ainda uma referência indireta aos problemas recentes ocorridos com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  -“Nós temos certeza de que, se outros processos seletivos tivessem o exemplo da nossa Coperves, teríamos muito menos problemas em nível nacional nos processos de aplicação de exame.”  Müller também elogiou o Ministério da Educação pela troca de comando na sua Secretaria de Educação Superior (Sesu) e no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Dois reitores de universidades federais foram nomeados nesta semana para assumir o comando destes órgãos. O Inep será dirigido por Malvina Tânia Tuttman, reitora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). O n

EDUCAÇÃO: Interdisciplinaridade - uma visão prática

Sabemos, através dos documentos oficiais (PCN) que: "Um  trabalho  interdisciplinar  deve  buscar  unidade  em  termos  de  prática docente centrada no trabalho  voltado  para  o  desenvolvimento de competências e habilidades,  com diferentes  fontes  expressas  em  diferentes  linguagens, que  comportam diferentes  interpretações  sobre  temas/assuntos  tratados  em  aula. São fatores que dão unidade ao trabalho das diferentes disciplinas, e não a associação das mesmas em torno de temas supostamente comuns a todas elas."(adaptado) Na sala de aula, na  educação  básica, isso significa que os temas devem ser escolhidos mediante reuniões prévias e devem ser trabalhados em cada disciplina com um objetivo a ser alcançado, que será: o desenvolvimento de competências. Faço referência ao Referencial Curricular da SEDUC/RS de 2009. Nele você encontra vários exemplos de habilidades e competências (quadros) que podem ser desenvolvidas no aluno em cada disciplina, em cada área de ens