O reitor destacou em sua manifestação, na divulgação do listão dos selecionados para UFSM, o fato de que a descentralização do concurso não prejudicou os candidatos de Santa Maria, pois 56% dos aprovados residem na cidade.
“Isso demonstra que a descentralização do vestibular não impede que os candidatos residentes em Santa Maria tenham a capacidade suficiente para ingressar na nossa instituição, principalmente pela qualidade inerente ao nosso sistema de ensino”, afirma Müller.
Esta edição do vestibular aconteceu de 5 a 7 de janeiro, tendo sido o primeiro na história da universidade a ocorrer de forma descentralizada, em 22 municípios-sede. Outra inovação importante é que pela primeira vez ele foi realizado em duas modalidades: única e seriada. Mas apesar destas transformações, a conquista da sonhada vaga em uma universidade pública continua sendo privilégio de uma minoria, como constata o reitor:
“Nós estamos muito felizes por poder anunciar essa lista dos nossos aprovados, mas também muito tristes por anunciar que somente estes candidatos foram aprovados. Nós ainda temos um percentual de mais de 80% das pessoas que buscam a nossa universidade ficando de fora. Estamos trabalhando para que este percentual diminua cada vez mais.”
O listão está disponível na internet, no site da Coperves: www.ufsm.br/coperves.
Destaque para os Aprovados por cotas:
Ação Afirmativa A (para candidatos afro-brasileiros): 252
Ação Afirmativa B (para candidatos com necessidades especiais): 41
Ação Afirmativa C (para candidatos que estudaram em escola pública): 677
Ação Afirmativa D (para candidatos indígenas): 8
Sistema Universal: 2.357
Total de aprovados: 3.335
Vagas ociosas: 173
Fonte: site coperves/UFSM.
Comentários