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Apostila-polígrafo de Filosofia 2011

Estou elaborando a Apostila de Filosofia versão 2011. O contéudo visa atender os alunos do ensino médio. Saliento que este material será elaborado levando em conta minhas atividades na área desde 2006 e, principalmente, com base  no NOVO Manual programático da UFSM, pois a UFSM está editando novo manual para seus concursos.   Essa edição também será mediada pelas as normas nacionais (Matriz do Enem, do Encceja, PCN, OCN...) e referenciais estaduais. Ela visa capacitar o aluno para sua vida em sociedade, seja para o mercado de trabalho, seja para ingresso ao ensino superior (destaque para ingresso na UFSM). Os conteúdos devem ser entendidos como meios para os alunos  desenvolverem  e habilidades competências cognitivas.

UFSM - aprovados por cotas

O  reitor destacou em sua manifestação, na divulgação do listão dos selecionados para UFSM, o fato de que a descentralização do concurso não prejudicou os candidatos de Santa Maria, pois 56% dos aprovados residem na cidade. “Isso demonstra que a descentralização do vestibular não impede que os candidatos residentes em Santa Maria tenham a capacidade suficiente para ingressar na nossa instituição, principalmente pela qualidade inerente ao nosso sistema de ensino” , afirma Müller.  Esta edição do vestibular aconteceu de 5 a 7 de janeiro, tendo sido o primeiro na história da universidade a ocorrer de forma descentralizada, em 22 municípios-sede. Outra inovação importante é que pela primeira vez ele foi realizado em duas modalidades: única e seriada. Mas apesar destas transformações, a conquista da sonhada vaga em uma universidade pública continua sendo privilégio de uma minoria, como constata o reitor:  “Nós estamos muito felizes por poder anunciar essa lista dos nossos apr

UFSM e a aplicação de provas

O reitor da UFSM, Felipe Müller, fez questão de elogiar a sua Comissão Permanente do Vestibular (Coperves) – assim como os fiscais, assessores e coordenadores do Peies/UFSM/2010 – que, segundo ele, tornou os concursos de ingresso na UFSM - “um exemplo em nível nacional”, fazendo ainda uma referência indireta aos problemas recentes ocorridos com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  -“Nós temos certeza de que, se outros processos seletivos tivessem o exemplo da nossa Coperves, teríamos muito menos problemas em nível nacional nos processos de aplicação de exame.”  Müller também elogiou o Ministério da Educação pela troca de comando na sua Secretaria de Educação Superior (Sesu) e no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Dois reitores de universidades federais foram nomeados nesta semana para assumir o comando destes órgãos. O Inep será dirigido por Malvina Tânia Tuttman, reitora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). O n

EDUCAÇÃO: Interdisciplinaridade - uma visão prática

Sabemos, através dos documentos oficiais (PCN) que: "Um  trabalho  interdisciplinar  deve  buscar  unidade  em  termos  de  prática docente centrada no trabalho  voltado  para  o  desenvolvimento de competências e habilidades,  com diferentes  fontes  expressas  em  diferentes  linguagens, que  comportam diferentes  interpretações  sobre  temas/assuntos  tratados  em  aula. São fatores que dão unidade ao trabalho das diferentes disciplinas, e não a associação das mesmas em torno de temas supostamente comuns a todas elas."(adaptado) Na sala de aula, na  educação  básica, isso significa que os temas devem ser escolhidos mediante reuniões prévias e devem ser trabalhados em cada disciplina com um objetivo a ser alcançado, que será: o desenvolvimento de competências. Faço referência ao Referencial Curricular da SEDUC/RS de 2009. Nele você encontra vários exemplos de habilidades e competências (quadros) que podem ser desenvolvidas no aluno em cada disciplina, em cada área de ens

FILOSOFIA - Apostila/polígrafo 2011

Estou elaborando a Apostila de Filosofia versão 2011. O contéudo visa atender os alunos do ensino médio.   Essa edição é mediada pelas as normas nacionais (Matriz do Enem, do Encceja, PCN, OCN...) e referenciais estaduais e manual sugerido para concursos de ingresso na UFSM. Ela visa capacitar o aluno para sua vida em sociedade, seja para o mercado de trabalho, seja para ingresso ao ensino superior (destaque para ingresso na UFSM). Os conteúdos devem ser entendidos como meios para os alunos  desenvolverem  e habilidades competências cognitivas.

ENEM: a prova

RELATÓRIO PEDAGÓGICO: Prova Objetiva     Nas questões de múltipla escolha da parte objetiva da prova, o participante exerce o papel de leitor do mundo que o cerca. São propostas a ele situações-problema originais devidamente contextualizadas na interdisciplinariedade das ciências, das artes e da filosofia, em sua articulação com o mundo em que vivemos. Utilizam-se dados, gráficos, figuras, textos, referências artísticas, charges, algoritmos, desenhos, ou seja, todas as linguagens possíveis para veicular dados e informações.     As situações-problema são estruturadas de tal forma a provocar momentaneamente um "conflito cognitivo" nos participantes que os impulsiona a agir, pois precisam mobilizar conhecimentos anteriormente construídos e reorganizá-los para enfrentar o desafio proposto pela situação. Nesta parte da prova o participante é o leitor de um texto (situação-problema) estruturado por outros interlocutores (elaboradores de quest

INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO NAS CIÊNCIAS HUMANAS

“ A relevância do desenvolvimento de competências na   educação   básica exige   que   a aprendizagem   seja   interdisciplinar   e   contextualizada. A compreensão   dos   sentidos   e   a capacidade   de   relacionar   a   teoria   com   a prática em   todas as disciplinas do   currículo (artigos 32, 35 e 36 da LDB) são dois marcadores   importantes que apontam para o   fato de que o objetivo da educação básica não é   formar   “pequenos   cientistas ou   filósofos”, dedicados ao conhecimento puro,   tal como é produzido pela academia, mas um conhecimento em ação, que ganha sentido por sua relação com a cultura próxima do aluno.   Assim, a i nterdisciplinaridade e a contextualização são recursos   fundamentais   para realizar a transposição didática, pois convertem   o   conhecimento   acadêmico   em   objeto de ensino, selecionam e recortam os conteúdos de acordo com a proposta pedagógica. Portanto, para propiciar a aprendizagem de competên