Pular para o conteúdo principal

Postagens

QUESTÕES DE FILOSOFIA DA UFSM - COMENTADAS

        É necessário que você tenha desenvolvido as capacidades de: • - Analisar e ler de modo significativo ( visão de mundo ), • - Interpretar a pergunta . • - Identificar o tema e conteúdo . • - Associar e relacionar o conteúdo da questão com seus conhecimentos adquiridos . • - Reconhecer / decodificar /resolver a questão .   Mediados pelos temas estruturadors (conteúdos) de CONHECIMENTO e LÓGICA,   (UFSM-2010) Uma hipótese é uma explicação                  de um fenômeno observado. A experimentação                       a hipótese. O método hipotético ___________consiste em obter conseqüências apenas prováveis a partir de uma hipótese.   Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas. a) provisória - antecede – indutivo. b) definitiva - antecede – dedutivo. c) provisória - sucede - dedutivo. d) provisória - sucede - indutivo. e) definitiva - sucede - indutivo. Comentários: TEORIA CIENTÍFICA :   - é o resultado das investigações, exper

Qualidade na Educação Básica

Sab-se que no Brasil existem parâmetros, orientações, referênciais, metas definidas para  uma  educação básica de qualidade . Existem teorias que são a perfeição ideal - (como  diria o Filósofo Platão) - sobre como deve ser a educação. Muitos falam que dinheiro é investido na educação constantemente. Inclusive fazem alarde dizendo que o problema está na corupção escolar, na gestão, nos cargos de confiança de gestores de educação - (concordo aqui, por que vi na prática a incompetência de gestores, despreparados sem compromisso social, pedagógico e político econômico). Um cidadão (economista) defensor da meritocracia na educação disse em canal de tv que existe muito dinheiro na educação e que aumentar um sálario de professor de escola básica não vai resolver o problema da educação. Acredito que deve ser valorizado o professor sim.Inclusive para a própria categoria ser atrativa para os jovens que pretendem ingresso ao ensino superior. Eu trabalho na área de preparatórios ao ingresso
Boris Casoy, o filho do Brasil Artigo de Paulo Ghiraldelli Jr publicado em seu site/blog em 01/01/2010. Uma parte da nossa esquerda política imagina que os ricos não são brasileiros. Pensam que eles ainda são os filhos de uma elite que estudou na Europa e que, se o Brasil for mal, irá embora daqui. Imagina que são pessoas completamente por fora da vida cotidiana do Brasil. Essa visão da esquerda pouco ajuda. Enquanto não entendermos que um homem de direita como Boris Casoy é tão “filho do Brasil” quanto Lula, não vamos descrever o Brasil de um modo útil para os nossos propósitos de melhorá-lo. Creio que o vídeo ( aqui ) que mostra Boris ridicularizando de maneira odiosa os garis, com o qual iniciamos o ano, deveria valer de uma vez por todas para compreendermos algo que, não raro, há vozes que querem negar: “o ódio de classe” permanece entre nós – sim, nós os brasileiros. Deveríamos levar em conta isso, sem medo, ao descrever o Brasil. Qua

SIMULADO DE FILOSOFIA

O simulado de Filosofia preparatório para as provas de ingresso ao ensino superior na UFSM.  PROF. GERALDO 1, Segundo a "doutrina das assinaturas", do alquimista Paracelso, "uma orquídea se assemelhava a um testículo - o que significava que era um remédio para doenças venéreas; as folhas do lilás tinham forma de coração, portanto eram boas para doenças cardíacas; a quelidônea ‘de sangue amarelo’ era o remédio para icterícia".             Portanto, segundo Paracelso, a relação entre as características físicas de uma planta e a doença a ela associada é de tipo denominado a) ícone. b) índice. c) símbolo. d) casual. e) arbitrário. 2. Leia o trecho: -“As centrais evitam que 90% do lixo vá para os aterros, proclama seu idealizador. Segundo ele, aproximadamente 70 municípios negociam a implementação dessas unidades. Para ser viável, o volume mínimo necessário de resíduos é de 200 t/dia, quantidade produzida por uma cidade com entre 300 e 350 mil habitantes” . Nossos

ENEM 2010 - Competencia de Dominar linguagem

Por meio do tema estruturante - Linguagem é possível adquirir Habilidades que desenvolvam a competência geral: Dominar Linguagem. 1. ASPECTOS DA LINGUAGEM A linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas ou escritas, mas também de gestos e imagens. Afinal, não nos comunicamos apenas pela fala ou escrita. Ela pode ser: - FORMAL: que é uma linguagem mais cuidada, denotativa. - COLOQUIAL: que não tem um planejamento prévio, caracterizando-se por construções gramaticais mais livres, repetições freqüentes, frases curtas e conectores simples; - INFORMAL: que se caracteriza pelo uso de ortografia simplificada, construções simples e usado entre membros de uma mesma família ou entre amigos. - VERBAL: uso das palavras para se comunicar, expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando. Ex: um texto narrativo, uma carta, o diálogo, uma entrevista, uma reportagem no jornal escrito ou televisionado, um bilhete. -NÃO-VERBAL: utilizar de outros meios comu

ENEM 2010 - pós prova

Ainda não consegui analisar a prova do Enem 2010. A prova esta suspensa pelos erros das provas (rasuras, questões repetidas, gabaritos confusos...) Os problemas enfrentados pelo processo de aplicação do Enem 2010 pode ser  um reflexo da sociedade em que vivemos principalmente pela falta de investimentos na educação tanto estruturais, pedagógicas e econômicas. "Se não investir, não terá qualidade" nem uma sociedade com vistas ao bem comum.... Um grande problema é que tem muitas pessoas ERRADAS estão no Lugar e tempo CERTO, ou seja o Enem é um processo de grande potencial porém sem pessoas aptas a sua implantação. Pode ser reflexo da falta de educação das pessoas que não agem com fins coletivos e com graves problemas de entendimento de valores (como o caso de roubo da prova do Enem 2009 - anulada). Entendo as potencilaidades do Enem e aguardo que as pessoas envolvidas no processo entendam que é para melhorar (digo melhorar pq é obvio que está um caos) o ensino básico e