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INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO

“A relevância do desenvolvimento de competências na educação básica exige que a aprendizagem seja interdisciplinar e contextualizada. A compreensão dos sentidos e a capacidade de relacionar a teoria com a prática em todas as disciplinas do currículo (artigos 32, 35 e 36 da LDB) são dois marcadores importantes que apontam para o fato de que o objetivo da educação básica não é formar “pequenos cientistas ou filósofos”, dedicados ao conhecimento puro, tal como é produzido pela academia, mas um conhecimento em ação, que ganha sentido por sua relação com a cultura próxima do aluno. Assim, a interdisciplinaridade e a contextualização são recursos fundamentais para realizar a transposição didática, pois convertem o conhecimento acadêmico em objeto de ensino, selecionam e recortam os conteúdos de acordo com a proposta pedagógica. Portanto, para propiciar a aprendizagem de competências, é preciso identificar os recursos didáticos mais relevantes a serem utiliz

O VERBO DA PROPOSIÇÃO

O termo da proposição, do qual se afirma alguma coisa, chama-se sujeito e o que indica o que se afirma do sujeito, chama-se predicado. O verbo, que é o elo entre os termos sujeito e predicado, chamam-se cópula. O sujeito é sempre expresso por um substantivo ou palavra substantivada; e o predicado, por um adjetivo ou palavra equivalente; e a cópula, pelo verbo ser. O verbo ou cópula é a alma do discurso, a forma da proposição, e jamais pode faltar.É possível faltar o sujeito ou o predicado, mas o verbo, não. Elipses gramaticais, como: - penso, - existo, - chove , desdobram-se nos elementos constitutivos da proposição lógica, a saber: Penso -"eu sou um ser pensante". Existo - "eu sou um sêr existente". Chove - "o tempo é chuvoso". Seja qual for o tempo e modo em que o verbo se encontre, para fins dialéticos, é sempre traduzido pelo verbo no presente do Indicativo. Seja a forma gramatical – “Vendi a casa”, traduz-se na forma lógica por: “Eu sou quem

MUDOU O VESTIBA DE VERÃO DA UFSM.??

Vestibular 2010 será realizado de 13 a 15 de janeiro 25/08/09 09:08:46 O Vestibular 2010 da UFSM será realizado em três dias, de 13 a 15 de janeiro. Nos dias 13 e 14 de janeiro, as provas iniciam às 8h; no dia 15 de janeiro, às 14h. O processo seletivo-classificatório será composto por provas com questões de múltipla escolha sobre os conteúdos das disciplinas do Ensino Médio e por uma prova de Redação, conforme o Programa do Vestibular 2010 da UFSM. Serão contempladas as reservas de vagas aos cursos de graduação desta Universidade, conforme a Resolução 011/07 da UFSM: - Sistema Cidadão Presente A: para candidatos afro-brasileiros negros (12% das vagas em cada curso de graduação); - Sistema Cidadão Presente B: para candidatos com necessidades especiais (5% das vagas em cada curso de graduação); - Sistema Cidadão Presente C: para candidatos que realizaram TODO o Ensino Fundamental e Médio em escola(s) pública(s) brasileira(s) (20% das vagas em cada curso de graduação); - Sistema Cidadã

Definições de legalidade e legitimidade

"...WOLKMER (1994, p. 180) assinala que "a legalidade reflete fundamentalmente o acatamento a uma estrutura normativa posta, vigente e positiva", e que a legitimidade "incide na esfera da consensualidade dos ideais, dos fundamentos, das crenças, dos valores e dos princípios ideológicos". Sua aplicação envolve, como concepção do direito, "a transposição da simples detenção do poder e a conformidade do justo advogados pela coletividade". A legalidade está relacionada à forma, enquanto a legitimidade está relacionada ao conteúdo da norma. A legalidade, como acatamento a uma ordem normativa oficial, não possui uma qualidade de justa ou injusta. A ideologia legalista, por sua vez, parte da noção de legalidade para distorcê-la e, aí sim, servir como instrumento de injustiça." FONTE> Fragmento de: Legalidade e legitimidade – a busca do direito justo por Júlio da Silveira Moreira. Disponivel em:http://jusvi.com/artigos/35755.Dia 14/08/2009.

Metodologia Webquest

Introdução A intenção desta Webquest é demonstrar aos alunos a importância da Historia da Filosofia para situarmos os acontecimentos da humanidade nos períodos da História e como se dá a mudança de sentido dos conceitos de termos filosóficos abordados em aula atualmente. Para tanto, vamos abordar sobre a mudança do termo Moral e como isto se dá com o passar do tempo. O trabalho vai ser realizado através de pesquisa na internet denotando o equivalente a quatro (4) períodos de aula. Assim, a tarefa será pesquisar sobre esse assunto em sites de filosofia que são usualmente utilizados pelos profissionais dessa disciplina. Tarefa: A tarefa condiz em realizar uma pesquisa em três (3) sites distintos sobre: - Como ocorre a mudança do significado do termo Moral através dos períodos da história da filosofia? 1. Pesquisar sobre o tema na enciclopédia livre: Wikipédia 2. Pesquisar no site Consciência.org, site específico de conceitos Filosóficos. 3.Pesquisar no Livro didático de Filosofi

Material impresso e eletrônico.

Em um curso na modalidade à distância, o professor tem a possibilidade de escolher entre o material impresso e o eletrônico. É fundamental o material didático, tanto o impresso quanto o eletrônico, ele é essencial para auxiliar os alunos na compreensão do conteúdo de uma determinada disciplina. Creio que há pela força do hábito – costume- uma tendência de se adotar o material impresso, mas o professor deve estar ciente disto, por que isto ocorre tanto com ele e a maioria dos alunos por estarem acostumados com a modalidade de ensino presencial e ambos acreditam que é mais fácil ler os textos impressos. Destaco que o professor, na sua profissão, pode fazer uma pesquisa com seus alunos sobre se há a dificuldade de ler textos na tela do computador e, caso haja tal dificuldade, ele pode tentar mesclar entre esses dois tipos de matérias didáticos a fim de proporcionar ao aluno o hábito de ler também textos na tela do computador, sem haver a necessidade de imprimi-lo. No entanto, acho que