A lógica é o ramo da filosofia que cuida das regras do bem pensar ou do pensar correto, sendo, portanto, um instrumento (organon) do pensar.
"Organon (do grego, ὄργανον) é o nome tradicionalmente dado ao conjunto das obras de lógica do filósofo antigo Aristóteles). Significa "instrumento", porque os aristotélicos consideravam que o raciocínio (principal assunto da lógica) era um instrumento para a filosofia, ou seja, algo que precisava ser dominado antes de se poder produzir conhecimento ou ter uma prática de vida filosófica. Então, por considerarem o raciocínio um instrumento, passaram em seguida a assim nomear o estudo do raciocínio para, então, designar também o conjunto de textos em que Aristóteles faz esse estudo".
Fonte:http://www.terradosaber.com/capas/870/8572833870.jpg
Ela fornece meios (princípios) para se chegar ao pensamento válido e correto.
A lógica é entendida como uma disciplina que estuda e sistematiza a argumentação válida e correta.
Ela organiza as informações disponíveis, só tem sentido enquanto meio de garantir que nosso pensamento proceda corretamente a fim de chegar a conhecimentos verdadeiros.
A verdade obvia de uma conclusão esta relacionada ao encadeamento dos enunciados.
Através da Lógica podemos distinguir:
- Um raciocínio válido e inválido, através de sua estrutura formal.
- Um raciocínio correto e incorreto, pela matéria/conteúdo , da realidade das coisas.
Deve-se analisar e interpretar o que está dado na frase ou período, diálogo ou texto para verificar se a forma esta válida e correta ou não.
O objeto de estudo da lógica são frases declarativas, as chamadas de PROPOSIÇÃO.
Fonte: banco de dados pessoal.e, http://pt.wikipedia.org/wiki/Organon
Comentários