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EDUCAÇÃO: Interdisciplinaridade - uma visão prática


Sabemos, através dos documentos oficiais (PCN) que:

"Um  trabalho  interdisciplinar  deve  buscar  unidade  em  termos  de  prática docente centrada no trabalho  voltado  para  o  desenvolvimento de competências e habilidades,  com diferentes  fontes  expressas  em  diferentes  linguagens, que  comportam diferentes  interpretações  sobre  temas/assuntos  tratados  em  aula. São fatores que dão unidade ao trabalho das diferentes disciplinas, e não a associação das mesmas em torno de temas supostamente comuns a todas elas."(adaptado)

Na sala de aula, na  educação  básica, isso significa que os temas devem ser escolhidos mediante reuniões prévias e devem ser trabalhados em cada disciplina com um objetivo a ser alcançado, que será: o desenvolvimento de competências.
Faço referência ao Referencial Curricular da SEDUC/RS de 2009. Nele você encontra vários exemplos de habilidades e competências (quadros) que podem ser desenvolvidas no aluno em cada disciplina, em cada área de ensino, e no geral.
Ressalto que o quadro, que apresenta verbos (analisar, interpretar, relacionar, compreender, escrever, debater....) não significa que eles são estáticos, eles estão na cognição, no pensamento, eles devem ser desenvolvidos progressivamente.
Um Projeto Interdisciplinar (entre disciplinas) deve considerar que o ente (sujeito) interdisciplinar será o aluno, o qual desenvolve a competência através da habilidade desenvolvida em cada disciplina (ex: aula de historia, sociologia, filosofia e geografia) mediados pelos conteúdos.
O que "torna" um Projeto  Interdisciplinar (ou trabalho interdisciplinar) é a habilidade que cada disciplina - em sua aula, mediada pelo conteúdo- desenvolve no aluno para que ele  desenvolver a competência desejada.
O projeto que trabalha apenas em torno do mesmo tema em todas as disciplinas não será interdisciplinar, na essência ele será temático. Cada disciplina deve participar desenvolvendo habilidades que "somadas" (cognitivamente) podem desenvolver a competência do aluno. Então, o conteúdo será o meio que cada disciplina deve trabalhar para desenvolver as habilidades específicas, que para no contexto de todas as disciplinas o aluno desenvolva uma competência maior.

Ex. Um aluno competente em resolver um problema através de argumentação verdadeira na defesa de um ponto de vista, necessariamente ele deve ter as habilidades de  analisar  (a situação), interpretar (o problema), debater (discutir) de maneira verdadeira (discernir a verdade e o falso).I sso ele desenvolve na escola, nas aulas diárias; o analisar e interpretar -quase todas as disciplinas trabalham ler e interpretar textos. Debater, na participação em aula. todos os dia acontece. Discernir o fato verdadeiro do falso - aulas de história e, na filosofia, no conteúdo da lógica - sobre argumentos corretos e incorretos, válidos ou inválidos.

Então, através das aulas, ele pode desenvolver as habilidades necessárias para que  de maneira competente, defenda seu ponto de vista (que é a competência de resolver problemas nas Ciências humanas).

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