Pular para o conteúdo principal

Postagens

ENSINAR COMPETENCIAS E HABILIDADES

Segundo Perrenoud,  " O que o professor deve fazer para modificar sua prática ? Para desenvolver competências é preciso, antes de tudo, trabalhar por problemas e por projetos, propor tarefas complexas e desafios que incitem os alunos a mobilizar seus conhecimentos e, em certa medida, completá-los. Isso pressupõe uma pedagogia ativa, cooperativa, aberta para a cidade ou para o bairro, seja na zona urbana ou rural. Os professores devem parar de pensar que dar o curso é o cerne da profissão. Ensinar, hoje, deveria consistir em conceber, encaixar e regular situações de aprendizagem, seguindo os princípios pedagógicos ativos construtivistas. Para os adeptos da visão construtivista e interativa da aprendizagem, trabalhar no desenvolvimento de competências não é uma ruptura. O obstáculo está mais em cima : como levar os professores habituados a cumprir rotinas a repensar sua profissão ? Eles não desenvolverão competências se não se perceberem como organizadores de situações didáticas e

ENEM 2010 - O que cai na prova?

ENEM 2010 Professor: Geraldo Fruet ( Filosofia - Área das Ciências Humanas e suas tecnologias)   geraldofruet@gmail.com O que cai na prova, o que ela vai questionar? - Temas e conteúdos e - competências e habilidades. O Prova exige que o aluno tenha desenvolvido competências e habilidades necessárias para viver em sociedade a partir de conteúdos/temas do currículo do ensino médio que serviram com meio para essas capacidades. 1. CONTEÚDO :   - Temas que você estudou no Ensino Médio. (chamados de temas estruturadores específicos de cada disciplina.) - Currículo do ensino médio. - Atualidades: meio ambiente, ética e cidadania, NTIC: (TV a cabo, TV digital, máquinas fotos, computador/internet, pen drives, cd DVD, celulares.) - Mídias: (em canais de distribuição)- internet, celulares, áudio, vídeo, emails, mensagens, hipertexto, wiki. 2. COMPETÊNCIAS e HABILIDADES - Os EIXOS COGNITIVOS   (Também comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar li

ENEM 2010

A Prova do ENEM 2010 será realizada nos dias 6 e 7 de novembro. O candidato deve portar a inscrição, um documento original com foto e uma caneta esferográfica de cor PRETA. As provas terão início às 13h, mas os portões serão fechados pouco antes, às 12h55. Quem chegar atrasado, ficará de fora da prova. No dia 6, os alunos responderão as questões de Ciências da Natureza (física, química e biologia) e Ciencias Humanas (geografia e história) - cada uma com 45 perguntas. No dia seguinte, será a vez de matemática e Linguagens (língua portuguesa, literaturas e inglês ou espanhol), também com 45 questões e, 45 de MATEMÁTICA, além da redação. Não esqueç: - Caneta PRETA. - 45 questões de MATEMÁTICA. Sejam persistentes, a prova será cansativa e ela avalia a capacidade daqueles que são persitentes e que desenvolveram a compêtencia leitora. Boa Prova. Boa Prova.

Estorias...

A Filosofia proporciona-me viajar no Rio Grande do Sul... Certa vez- junho 2010- estava no hall do Hotel Presidente em Uruguaiana trabalhando no Projeto Lições do Rio Grande da SE/RS, pela URI-SLG com meu colega e prof de sociologia- ambos bebendo cerveja- e conversando com a administradora do Hotel, ela que sorvia um chimarão que aparentemente estava bom. o Referido Hotel oferce um alto padrão de atendimento. Discutíamos acerca da estrutura hoteleira do RS para a Copa do mundo de 2014 - que será no Brasil e o RS, na cidade de Porto Alegre (capital) será sede de um grupo de seleções. Eu enfatizei que o copa no Brasil proporcionará um grande crescimento em vários aspectos (economicos, sociais, intelectuais, estruturais e espostivos...). Meu colega também está otimista. A administratora abordou sobre os Hoteis e as espectativas do setor. Pois algo que conta muito para as comitivas de seleções de futebol é os Hoteis e suas estruturas. As cidades que oferecem essa estrutura poderão recebe

Crônica

Santa... Devoto grande valor aquelas pessoas que estao ao meu redor, creio que quase todas. Parece obvio que gosto de todos os animais, mas gosto mais dos animais humanos com todas as suas complexidades dinâmicas, voláteis até, muitas temporárias. Tenho amigos - com sempre diz Paulo Sant'Ana. Gostei de uma leitura que fiz certa feita que dizia mais ou menos assim: ''estou o tempo todo lendo ao meu redor, o mundo'', eu faço isso, porém muito a nível de observaçao. Minhas viagens com a filosofia enriquecem o rol de amigos e desenvolve minhas capacidades cognitivas e empíricas. Procuro fazer a leitura de mundo. Rosa... Estou num momento sombrio/cinzento, pois não gosto de inverno, é muito frio e, a Tv me deixa no mundo das sombras, ao bel prazer de Platão. Estou a caminho, certamente chegarei, 5 deveras horas de reflexão, estudo, sono...ansiedade e dedicação. Expectativa de boa jornada. A dúvida é o temporal, é a fome que impulsiona a busca cientifica ou vulgar. Ela no

Crônicas

Com a intenção de desenvolver as habilidades de ler o mundo e de escrever e reflexão, pretendo criar alguns textos tipo crônica apartir de minhas ''viagens'' com a filosofia (sou professor de filosofia).
Competências e habilidades na sala de aula "A pergunta surge espontânea: o que o professor precisa fazer, então, para assumir esse novo papel? Eu diria que um dos aspectos básicos é saber dosar o preparo e programação das aulas com a improvisação. Talvez alguns fiquem chocados com essa colocação. Afinal, insistiu-se tanto na importância das metodologias de ensino, em aulas muito bem planejadas e pré-programadas, lançando mão dos mais diversos recursos pedagógicos... Mas o fato é que uma aula muito bem programada não dá espaço ao aluno. É importante que um professor saiba como vai iniciar a sua aula, que recursos deverá ter disponíveis, os objetivos que pretende atingir. Entretanto, se cada passo da aula estiver previamente delineado ele tenderá a "escapar" dos questionamentos dos alunos, a inibir a sua participação (uma vez que isso sempre atrapalha o caminho previamente traçado), a seguir linhas de raciocínio que talvez sejam as suas, mas não as dos seus alunos. Temos q