ENEM 2010
Professor: Geraldo Fruet (Filosofia - Área das Ciências Humanas e suas tecnologias)
O que cai na prova, o que ela vai questionar?
- Temas e conteúdos e - competências e habilidades.
O Prova exige que o aluno tenha desenvolvido competências e habilidades necessárias para viver em sociedade a partir de conteúdos/temas do currículo do ensino médio que serviram com meio para essas capacidades.
1. CONTEÚDO:
- Temas que você estudou no Ensino Médio. (chamados de temas estruturadores específicos de cada disciplina.)
- Currículo do ensino médio.
- Atualidades: meio ambiente, ética e cidadania, NTIC: (TV a cabo, TV digital, máquinas fotos, computador/internet, pen drives, cd DVD, celulares.)
- Mídias: (em canais de distribuição)- internet, celulares, áudio, vídeo, emails, mensagens, hipertexto, wiki.
2. COMPETÊNCIAS e HABILIDADES
- Os EIXOS COGNITIVOS (Também comuns a todas as áreas de conhecimento)
I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa. Competência LEITORA
II. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos para a compreensão de fenômenos naturais, processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
III. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
IV. Construir argumentação (CA): relacionar informações, para construir argumentação consistente.
V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Exige que o aluno desenvolva:
- Competência LEITORA: avaliar se o aluno compreende o que está lendo, visão de mundo/ ler os símbolos. (textos escritos, gráficos, mapas, fotos, pinturas/ quadrinhos e charges. (I) e (II)
- Competência de ESCREVER / dissertar, construir, registrar. (II)
- Competências de RESOLVER PROBLEMAS. Defender seu ponto de vista de forma coerente/argumentativa e tomar decisões. (III, IV e V)
OBS: HABILIDADES: são capacidades míninas que um indivíduo em particular desenvolve: aprender a ler (pronunciar as palavras) analisar, interpretar, selecionar, fazer relações atividades como andar de bike, tocar um instrumento, pré requisitos para algo mais complexo.
COMPOSICÃO DA PROVA
- Prova de Redação,
- Questões divididas em quatro áreas do conhecimento:
1. LINGUAGENS, CÓDIGOS e suas Tecnologias: questões que exigem conhecimentos em Língua Portuguesa, Literatura e Língua estrangeira (ing/esp).
2. CIÊNCIAS HUMANAS e suas Tecnologias: conhecimentos de Geografia, História, Sociologia e Filosofia.
3. CIÊNCIAS DA NATUREZA e suas Tecnologias: conhecimentos de Biologia, química, Física.
4. MATEMÁTICA e suas Tecnologias.
Os alunos, a partir dos conteúdos das áreas do conhecimento (INTERDICIPLINAR), devem ter desenvolvidos as habilidades e competências para resolver as questões da prova com êxito.
CONTEÚDO – é meio para desenvolver - HABILIDADES/COMPETÊNCIAS.
Então a PROVA:
- é uma avaliação interdisciplinar que leva em consideração o conhecimento teórico/TEMAS estudados no ensino médio e do contexto do aluno.
- exige as habilidades e competências:
. ler (perceber) o mundo que o cerca, simbolicamente representado pelas situações-problema;
. interpretá-lo (decodificando-o, atribuindo-lhe sentido) e sentindo-se "provocado" a agir.
. Propor soluções trasformadoras para resolver certos problemas.
. Muita atenção – análise – reflexão.
Comentários