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Competências e habilidades na sala de aula "A pergunta surge espontânea: o que o professor precisa fazer, então, para assumir esse novo papel? Eu diria que um dos aspectos básicos é saber dosar o preparo e programação das aulas com a improvisação. Talvez alguns fiquem chocados com essa colocação. Afinal, insistiu-se tanto na importância das metodologias de ensino, em aulas muito bem planejadas e pré-programadas, lançando mão dos mais diversos recursos pedagógicos... Mas o fato é que uma aula muito bem programada não dá espaço ao aluno. É importante que um professor saiba como vai iniciar a sua aula, que recursos deverá ter disponíveis, os objetivos que pretende atingir. Entretanto, se cada passo da aula estiver previamente delineado ele tenderá a "escapar" dos questionamentos dos alunos, a inibir a sua participação (uma vez que isso sempre atrapalha o caminho previamente traçado), a seguir linhas de raciocínio que talvez sejam as suas, mas não as dos seus alunos. Temos q
Consultando as referências que norteiam as matrizes do ENCCEJA e do Enem e também do Referencial Curricular do RS ressalto qua as competências e habilidades podem ser construídas na congnição e na praxis dos sujeitos que buscam o aprendizado. Na - congnição- pelo seu entendimento teórico (apropriação mental), Na - praxis- (além do entendimento) pela aplicabilidade prática, ou seja, o sujeito - apartir de sua apropiação mental-, aplica em suas ações.

Competências e habilidades

O Projeto Liçoes do Rio Grande - que apresenta um Referencial Curricular para as escolas estaduais do RS, fixa algumas sugestões de contéudos e metologias, também destaca que ao final do ensino médio o aluno deva desenvolver competências e habilidades necessárias para a sua vida cidadã. Numa breve abordagem sobre o que trata o Referencial Curricular do RS da área das Ciências humanas entendo que no que se refere a competências e habilidades, destaco que elas estão no nível do pensamento, no nível de aquisição cognitivo do aluno apartir dos conteúdos e de um objetivo prévio pensado, orientado e mediado pelo professor. O aluno dever ser o agente da aprendizagem desenvolvendo as competências e habilidades.

INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO

“A relevância do desenvolvimento de competências na educação básica exige que a aprendizagem seja interdisciplinar e contextualizada. A compreensão dos sentidos e a capacidade de relacionar a teoria com a prática em todas as disciplinas do currículo (artigos 32, 35 e 36 da LDB) são dois marcadores importantes que apontam para o fato de que o objetivo da educação básica não é formar “pequenos cientistas ou filósofos”, dedicados ao conhecimento puro, tal como é produzido pela academia, mas um conhecimento em ação, que ganha sentido por sua relação com a cultura próxima do aluno. Assim, a interdisciplinaridade e a contextualização são recursos fundamentais para realizar a transposição didática, pois convertem o conhecimento acadêmico em objeto de ensino, selecionam e recortam os conteúdos de acordo com a proposta pedagógica. Portanto, para propiciar a aprendizagem de competências, é preciso identificar os recursos didáticos mais relevantes a serem utiliz

O VERBO DA PROPOSIÇÃO

O termo da proposição, do qual se afirma alguma coisa, chama-se sujeito e o que indica o que se afirma do sujeito, chama-se predicado. O verbo, que é o elo entre os termos sujeito e predicado, chamam-se cópula. O sujeito é sempre expresso por um substantivo ou palavra substantivada; e o predicado, por um adjetivo ou palavra equivalente; e a cópula, pelo verbo ser. O verbo ou cópula é a alma do discurso, a forma da proposição, e jamais pode faltar.É possível faltar o sujeito ou o predicado, mas o verbo, não. Elipses gramaticais, como: - penso, - existo, - chove , desdobram-se nos elementos constitutivos da proposição lógica, a saber: Penso -"eu sou um ser pensante". Existo - "eu sou um sêr existente". Chove - "o tempo é chuvoso". Seja qual for o tempo e modo em que o verbo se encontre, para fins dialéticos, é sempre traduzido pelo verbo no presente do Indicativo. Seja a forma gramatical – “Vendi a casa”, traduz-se na forma lógica por: “Eu sou quem

MUDOU O VESTIBA DE VERÃO DA UFSM.??

Vestibular 2010 será realizado de 13 a 15 de janeiro 25/08/09 09:08:46 O Vestibular 2010 da UFSM será realizado em três dias, de 13 a 15 de janeiro. Nos dias 13 e 14 de janeiro, as provas iniciam às 8h; no dia 15 de janeiro, às 14h. O processo seletivo-classificatório será composto por provas com questões de múltipla escolha sobre os conteúdos das disciplinas do Ensino Médio e por uma prova de Redação, conforme o Programa do Vestibular 2010 da UFSM. Serão contempladas as reservas de vagas aos cursos de graduação desta Universidade, conforme a Resolução 011/07 da UFSM: - Sistema Cidadão Presente A: para candidatos afro-brasileiros negros (12% das vagas em cada curso de graduação); - Sistema Cidadão Presente B: para candidatos com necessidades especiais (5% das vagas em cada curso de graduação); - Sistema Cidadão Presente C: para candidatos que realizaram TODO o Ensino Fundamental e Médio em escola(s) pública(s) brasileira(s) (20% das vagas em cada curso de graduação); - Sistema Cidadã