Pular para o conteúdo principal

Ética


Conceitos básicos.
ÉTICA
Designa a índole, que deve ser educada para os valores e a conduta humana.
- Modo de ser;
- Caráter ou temperamento individual.
- Campo de reflexão humana que busca conhecer as relações entre o seu modo de ser e pensar e agir.
- É a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.
O objeto da ética é a moral.

AGENTE ÉTICO: ser racional e consciente, livre, que decide e escolhe e é responsável pelo que faz.
PREDISPOSIÇÃO ÉTICA: que se refere a sensibilidade social, a percepção de valor, a relevância do bem moral.
CONSCIÊNCIA ÉTICA: que corresponde a capacidade de avaliar e julgar.
DESEJO: Surge em nós com toda a sua força e exigência de realização. Seguir os impulsos do desejo pode ser a negação da moral e da vida em sociedade.
VONTADE: Consiste no poder de parada que exercemos diante do desejo. Ato voluntário que decide pelo fim proposto. O controle que supõe a autonomia do sujeito que escolhe os seus desejos, os prioriza (faço esse agora, o outro depois).

MORAL
Vem do latim mos = morale.
- Costumes – hábitos adquiridos.
- Normas / regras de convivência social; valores da cultura.
- Costume de uma comunidade a qual determina o bem e o mal, justo e injusto, certo e errado.
- Costumes individuais que se tornam leis - normas para certa comunidade em dada época.
- Conjunto de regras válidas num lugar em certo tempo para o grupo ou pessoa determinada.
 O ser humano possui a consciência Moral que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive.

- ATO MORAL
Ação conforme a norma; responsável, consciente solidário de vontade livre.
O ato moral é constituído de dois aspectos: o normativo e o fatual.
DEVER-SER: O normativo são as normas ou regras de ação e os imperativos que enunciam o “dever ser”.
SER: O fatual são os atos humanos enquanto se realizam efetivamente chamado âmbito do ser.

- ATO IMORAL:
Ato em desacordo a norma.

- MORALIDADE: modo de ser, conseguido pela apropriação onde se encontram o caráter, os sentimentos e os costumes, respeito, honestidade.

SENSO MORAL: Sentimentos de responsabilidades. Como avaliamos nossa situação e nossas ações e dos outros, segundo ideias da justiça, ambição, orgulho, vaidade, culpa, repúdio que poderiam ser evitados ou não feitos.

CONSCIÊNCIA MORAL: refere-se à avaliação e justificação e razão das nossas decisões.


- JUÍZO MORAL

Um juízo moral é a avaliação de uma ação individual concreta, um princípio moral é a avaliação de um tipo de ação.
A afirmação “Foi errado os Alemães massacrarem civis de Dinant” é um juízo moral e a afirmação “É errado matar deliberadamente civis inocentes em tempo de guerra” é um princípio moral.
- JUÍZO DE FATO

                Julgam e diz o que as coisas são, como são e porque são, dizem que algo é ou existe.
 Ex: O Brasil é um país democrático.

- JUÍZO DE VALOR

                Avaliam as coisas, ações, experiências, acontecimentos estados de espírito, intenções e decisões como boas ou mais desejáveis ou indesejáveis.
Ex: A democracia é uma forma boa de governo.


- LEI
- Lei ( “aquilo que liga”, ou legere, que significa “aquilo que se lê”) é uma norma ou conjunto de normas jurídicas criadas através dos processos próprios do ato normativo e estabelecidas pelas autoridades competentes para o efeito.
- Lei civil: é a legislada pela autoridade pública legítima.
Ex: leis fiscais, normas jurídicas dos Códigos dos diferentes Estados.
                Liberdade e lei não se opõem, mas ambas  requerem-se mutuamente. A lei é uma ajuda necessária para que o sujeito conheça o que há-de fazer e se afiance no bem que lhe indica a norma. Lei é a ordenação da razão ao bem comum, promulgada por quem tem de cuidar da comunidade.

- MORALIDADE E LEI
É importante não confundir moralidade - certo e errado - com a lei. A moralidade e a lei muitas vezes coincidem.
Por exemplo, roubar e matar são moralmente errados. Também é contra a lei. Mas a moralidade e a lei não precisam coincidir.
Obs: (nem sempre as normas (leis) de costumes condizem com as leis de direito).


- CONCEPÇÕES ÉTICAS
(modelos de reflexão ética)

                Vários pensadores em diferentes épocas abordaram especificamente assuntos sobre a ética destacando teorias e concepções.

1. CONCEPÇÃO TELEOLÓGICA

TELE = fim.
Baseia-se na ética dos fins.
                NA FILOSOFIA ANTIGA, ARISTÓTELES (grego, séc. IV a.c) aborda no livro Ética a Nicômaco a teoria dos fins para a ação.
            Nela se expõe sua concepção teleológica de racionalidade prática, sua concepção da virtude como mediania e suas considerações acerca do papel do hábito e da prudência na Ética.
Para ele: - O fim de nossas ações visa o BEM SUPREMO, que é o fim (TELEOLOGIA) último da ação – esse bem maior será a felicidade.
Para tal, a razão precisa ser virtuosa, de virtude.
VIRTUDE (excelência): com atributo meio termo, é uma espécie de mediania entre dois vícios ou excessos.
Ex: coragem (temeridade-covardia).

1 - VIRTUDES MORAIS: do caráter, ela é produto do hábito, praticando atos justos seremos justos.
2 – VIRTUDES INTELECTUAIS: da inteligência, instrução ensino e experiência.

OBS:  ARISTÓTELES aborda sobre:
- O FIM DA AÇÃO – O BEM SUPREMO E AS VIRTUDES.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SIMULADO DE FILOSOFIA - ÉTICA - COMENTADO

 Simulado com questões de Ética da UFSM. É preparatório para ingresso ao ensino superior. O gabarito é comentado para esclarecer possíveis dúvidas. 1. (UFSM) A arquitetura de uma época aponta não só para um determinado estilo artístico, mas também pode indicar traços de vida moral e política de um grupo humano. As torres das igrejas góticas, por exemplo, mostraram a verticalidade na relação entre Deus e o homem, o céu e a terra, o superior e o inferior, característica básica da cultura medieval. A respeito da concepção de moralidade no período medieval, pode-se afirmar que: I. A conduta humana deve se pautar em regras derivadas da natureza. II. A imoralidade está relacionada com a desobediência às leis divinas reveladas. III. A razão humana ocupa o lugar central na vida ética. IV. A ética se preocupa, principalmente, com a autonomia moral do indivíduo. Está(ao) correta( s) a) Apenas I b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas II e IV. e) Apenas III

SIMULADO DE FILOSOFIA - QUESTÕES DE POLÍTICA

SIMULADO DE FILOSOFIA COM QUESTÕES DE POLÍTICA. 1. (UEL) “Toda cidade [ polis ], portanto, existe naturalmente, da mesma forma que as primeiras comunidades; aquela é o estágio final destas, pois a natureza de uma coisa é seu estágio final. (...) Estas considerações deixam claro que a cidade é uma criação natural, e que o homem é por natureza um animal social, e um homem que por natureza, e não por mero acidente, não fizesse parte de cidade alguma, seria desprezível ou estaria acima da humanidade.” (ARISTÓTELES. Política. 3. ed. Trad. De Mário da Gama Kuri. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1997. p. 15.) De acordo com o texto de Aristóteles, é correto afirmar que a polis: a) É instituída por uma convenção entre os homens. b) Existe por natureza e é da natureza humana buscar a vida em sociedade. c) Passa a existir por um ato de vontade dos deuses, alheia à vontade humana. d) É estabelecida pela vontade arbitrária de um déspota. e) É fundada na r

SIMULADO DE LINGUAGEM 2- com gabarito.

QUESTÕES 1. "Em termos estritamente objetivos, a cruz foi um dos métodos de execução mais populares entre os séculos 6 a.C. e 4 d.C. Era utilizada por romanos, persas e egípcios, entre outros povos ansiosos para livrar-se de seus criminosos. Se alguém ousasse  propor  que  as  paredes  de  nossos  tribunais  fossem  adornadas  por  forcas,  guilhotinas  ou  cadeiras  elétricas, provocaria a justa indignação de boa parte da opinião pública. Ora, nós deixamos de ver a cruz como um instrumento de execução apenas e  justamente porque ela se  tornou _______ maior do cristianismo, caráter que  lhe é  indissociável." Hélio Schwartsman, 13/08/2009, "Crucifixos na berlinda". Considerando que a cruz é um signo de tipo convencional, a expressão que melhor preenche a lacuna é a) o argumento. b) a premissa. c) o enigma. d) o símbolo. e) o dogma. R: D 2. Na Internet, tornou-se popular o uso de "emoticons", signos usados para representar emoções, :-) é o