Pular para o conteúdo principal

ÉTICA - para prova do vestibular da UFSM.


ÉTICA E MORAL

A Ética é um tema muito abordada nos meios de comunicação, porém muita gente não sabe de forma clara o que ela significa conceitualmente.
É fundamental que se tenha uma definição conceitual para debater e refletir a sobre a diferença teoria e prática.
Podemos conceber ética como sendo um campo de reflexão humana que busca conhecer as relações entre o seu modo de ser e pensar e agir/conduta humana e entender os valores da moral.

A concepção dos gregos que é a seguinte: 

- éthos: interioridade (morada da alma), temperamento, designar índole que deve ser educada para os valores, ação humana intencional do sujeito. 

-êthos: hábitos, costumes, valores sociais.
Os romanos adotaram apenas o êthos: costume, valores sociais traduzindo a palavra como: mos - moris - MORAL, daí podemos adotar e ´´visualizar`` um certo significado da moral.

Moral: costumes  que designam  regras - normas - leis para certa comunidade em dada época criados pelos indivíduos em comum acordo.
 Normas de convivência social, valores da cultura, conjunto de regras válidas num lugar em certo tempo para um grupo ou pessoa e comunidade determinada. 
A sua escolha deve ser autônoma, pela consciência - um dever.

Tacitamente, entendo que ética e moral não significam a mesma coisa, mas que andam juntas, uma necessita da outra. 


Os atos de um indivíduo (ética) são praticados respeitando normas de costumes (moral) e leis de direito.

O cidadão ético seria aquele que age (consciente) racionalmente de acordo com as normas, regras, leis em vigor ( que a Moral define). 

- Sujeito ético    - age moralmente. (ação consciente/racional em acordo com a regra/norma da sua comunidade)
ou,
- Sujeito ético - age imoralmente. (ação racional/consciente em desacordo a norma.)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SIMULADO DE FILOSOFIA - ÉTICA - COMENTADO

 Simulado com questões de Ética da UFSM. É preparatório para ingresso ao ensino superior. O gabarito é comentado para esclarecer possíveis dúvidas. 1. (UFSM) A arquitetura de uma época aponta não só para um determinado estilo artístico, mas também pode indicar traços de vida moral e política de um grupo humano. As torres das igrejas góticas, por exemplo, mostraram a verticalidade na relação entre Deus e o homem, o céu e a terra, o superior e o inferior, característica básica da cultura medieval. A respeito da concepção de moralidade no período medieval, pode-se afirmar que: I. A conduta humana deve se pautar em regras derivadas da natureza. II. A imoralidade está relacionada com a desobediência às leis divinas reveladas. III. A razão humana ocupa o lugar central na vida ética. IV. A ética se preocupa, principalmente, com a autonomia moral do indivíduo. Está(ao) correta( s) a) Apenas I b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas II e IV. e) Apenas ...

SIMULADO DE FILOSOFIA - QUESTÕES DE POLÍTICA

SIMULADO DE FILOSOFIA COM QUESTÕES DE POLÍTICA. 1. (UEL) “Toda cidade [ polis ], portanto, existe naturalmente, da mesma forma que as primeiras comunidades; aquela é o estágio final destas, pois a natureza de uma coisa é seu estágio final. (...) Estas considerações deixam claro que a cidade é uma criação natural, e que o homem é por natureza um animal social, e um homem que por natureza, e não por mero acidente, não fizesse parte de cidade alguma, seria desprezível ou estaria acima da humanidade.” (ARISTÓTELES. Política. 3. ed. Trad. De Mário da Gama Kuri. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1997. p. 15.) De acordo com o texto de Aristóteles, é correto afirmar que a polis: a) É instituída por uma convenção entre os homens. b) Existe por natureza e é da natureza humana buscar a vida em sociedade. c) Passa a existir por um ato de vontade dos deuses, alheia à vontade humana. d) É estabelecida pela vontade arbitrária de um déspota. e) É fundada na r...

ENEM: Filosofia - Política

SIMULADO DE FILOSOFIA COM QUESTÕES DE POLÍTICA PARA UFSM E ENEM. 1. (UEL) “Toda cidade [ polis ], portanto, existe naturalmente, da mesma forma que as primeiras comunidades; aquela é o estágio final destas, pois a natureza de uma coisa é seu estágio final. (...) Estas considerações deixam claro que a cidade é uma criação natural, e que o homem é por natureza um animal social, e um homem que por natureza, e não por mero acidente, não fizesse parte de cidade alguma, seria desprezível ou estaria acima da humanidade.” (ARISTÓTELES. Política. 3. ed. Trad. De Mário da Gama Kuri. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1997. p. 15.) De acordo com o texto de Aristóteles, é correto afirmar que a polis: a) É instituída por uma convenção entre os homens. b) Existe por natureza e é da natureza humana buscar a vida em sociedade. c) Passa a existir por um ato de vontade dos deuses, alheia à vontade humana. d) É estabelecida pela vontade arbitrária de um déspota. e) É fundada na razão, que e...