QUESTÃO do ENEM de 2010 - COMENTADA
O HIPERTEXTO.
Texto 1
A maior revolução do jornalismo on-line, muito provavelmente, está no surgimento (ou potencialização) do hipertexto, uma forma de estruturação peculiar nesse tipo de produção de conteúdo. O hipertexto é caracterizado por uma forma de leitura não linear, como um bloco de diferentes informações digitais interconectadas que, ao utilizar nós ou elos associativos (os chamados links), consegue moldar a rede hipertextual, permitindo que o leitor decida e avance sua leitura do modo que quiser, sem ser obrigado a seguir uma ordem linear. Dessa forma, no jornalismo on-line o leitor vê-se diante de inúmeras possibilidades de caminhos a serem trilhados e acaba escolhendo o seu próprio roteiro de leitura.
(Schneider, Adérito. O Hipertexto e a Produção do Jornalismo. Disponível em http://cpd1.ufrnt.
br/joronline/adm/artigos _ áentificoslhi pertexto.pdfrtd= 13, ada ptado)
Texto2
Diferentemente do texto escrito, que em geral compele os leitores a lerem numa onda linear - da esquerda para a direita e de cima para baixo, na página impressa -, hipertextos encorajam os leitores a moverem-se de um bloco de texto a outro, rapidamente, e não sequencialmente. Considerando que o hipertexto oferece uma multiplicidade de caminhos a seguir, podendo ainda o leitor incorporar seus caminhos e suas decisões como novos caminhos, inserindo informações novas, o leitor navegador passa a ter um papel mais ativo e uma oportunidade diferente da de um leitor de texto impresso. Dificilmente dois leitores de hipertextos farão os mesmos caminhos e tomarão as mesmas decisões.
(MARCUSCHI, l. A. Cognição, linguagem e Práticas Interacionais. Rio: Lucema, 2007)
Leia o conteúdo teórico nos textos 1 e 2.
QUESTÃO (Enem 2009, adaptado) No que diz respeito à relação entre o hipertexto e o conhecimento por ele produzido, os textos acima deixam claro que o hipertexto muda a noção tradicional de autoria, porque
a) é o leitor que constrói a versão final do texto.
b) o autor detém o controle absoluto do que escreve.
c) aclara os limites entre o leitor e o autor.
d) propicia um evento textual-interativo em que apenas o autor é ativo.
e) só o autor conhece o que eletronicamente se dispõe para o leitor.
Pois o leitor de um hipertexto insere novas informações não lineares na leitura do mesmo construindo uma versão final de texto de acordo com o seu entendimento. Semelhante a isso é a pesquisa em um Dicionário.
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