31. (UNISC) .A política, como reflexão, surgiu na Grécia, nos séculos V e IV a.C, primeiramente, com os sofistas e, depois, com Platão e Aristóteles. Visava a explicar as virtudes e as mazelas das formas de governar, propondo, por sua vez, a melhor maneira de agir na vida pública.
Hoje, fala-se muito em “ética na política”, referindo-se, com isso, à atuação dos que estão à frente dos negócios do Estado.
Assim, tem-se que (,)
I. nos sistemas ditatoriais, não há corrupção, pois os governos se utilizam de “mãos de ferro” para com os que possuem comportamentos não éticos na política, o que inibe a ação dos mal-intencionados.
II. a ética na política visa ao bem comum da pólis e dos cidadãos. Nesse sentido, os governantes devem agir visando a resultados coletivos.
III. na política, os fins justificam os meios. Assim, o governante até pode ser corrupto, desde que trabalhe em prol dos mais necessitados.
Assinale a alternativa correta.
a) Estão incorretas as afirmativas I e III.
b) Estão incorretas as afirmativas I e II.
c) Estão incorretas as afirmativas II e III.
d) Todas as afirmativas estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão incorretas.
O governante,sabemos, deve agir visando o bem comum, o bem coletivo. Sua atitude deve ser pautada pela Ética onde a sua ação deve ser conforme os valores morais vigentes.
Em hipótese alguma o governante deve ser corrupto, não importa o tipo de poder/governo, seja ditadura, democracia ou monarquia.
OBS: Para responder a questão além do aluno reconhecer e compreender sobre o que ela aborda (no caso política) ele deve estar atento para as alternativas, ou seja, ler corretamente a pergunta e as alternativas.
Resposta correta: A
Comentários