O estudo é esforço de cada um, é uma questão de conciência e boa vontade.
Leia o trecho a seguir .
´´Por isto são maus ouvintes os de entendimentos agudos. Mas os de vontades endurecidas ainda são piores, porque um entendimento agudo pode-se ferir pelos mesmos fios e vencer-se uma agudeza com outra maior; mas contra vontades endurecidas nenhuma coisa aproveita a agudeza, antes dana mais, porque quando as setas são mais agudas, tanto mais facilmente se despontam na pedra. Oh! Deus nos livre de vontades endurecidas, que ainda são piores que as pedras``.(Sermão da Sexagésima, de Pe. Antônio Vieira.)
1. O trecho citado (do "Sermão da Sexagésima, do Pe. Antonio Vieira) apresenta uma dicotomia entre "entendimento" e "vontade". A respeito dessa dicotomia, pode-se afirmar:
I. Ela filia-se à distinção clássica entre teoria e prática.
II. Ela filia-se à distinção entre os campos semânticos de "ser" e "dever-ser".
III. Ela estabelece uma distinção entre compreender a realidade e transformá-la.
IV No plano lingüístico, ela equivale à distinção entre juízos sobre fatos e juízos sobre valores.
Estão corretas:
a) apenas I, II e III.
b) apenas I , II e IV
c) apenas I, III e IV
d) apenas II, III e IV
e) I, II, III e IV I
2. No trecho citado, há uma clara distinção entre entendimento e vontade: as "vontades endurecidas" são piores que os "entendimentos agudos". Sabe-se, também, que o erro pode ter origem tanto no entendimento quanto na vontade. O erro radicado na vontade, a qual pode ser boa ou má, é chamado :
I. lógico.
II. semântico.
III. gramatical.
IV. moral.
V. cosmológico.
Está(ão) correta(s)
a) apenas I.
b) apenas III.
c) apenas III.
d) apenas IV.
e) I, II, III, IV e V.
3. Ser um cidadão implica ter certos direitos e responsabilidades, mas estes variam imensamente de país para país. Por exemplo, os cidadãos de uma democracia liberal têm direitos políticos e liberdades religiosas, ao passo que numa monarquia, numa ditadura militar ou numa teocracia religiosa podem não ter nenhum desses direitos.
Que uso de linguagem está envolvida nesta frase:
a) emotiva.
b) expressiva.
c) prescritiva.
d) diretiva.
e) informativa.
4. Das seguintes frases marque (V) verdadeiro para aquelas que expressam uma proposição e marque (F) falso para aquelas que não expressam uma proposição.
I. Mais uma vez se reúne em Genebra à comissão que está tentando um acordo sobre o desarmamento nuclear.
II. Genebra é a capital da suíça?
III. Não, é a capital do fracasso!
Assinale:
a) V, F e F.
b) V,V e V.
c) V, F e F.
d) F, V e V.
e) F, F e F.
5. “Nós também somos produto dessa criatividade. Ao que tudo indica (pelo menos em nossa vizinhança), somos a única espécie capaz de refletir sobre si própria e o ambiente que a cerca”.
Esta passagem de texto apresenta uma reflexão filosófica que remete a um certo conceito clássico de filosofia, este conceito é:
a) Racionalidade.
b) Sensibilidade.
c) Solidão.
d) Ato e potencia.
e) Dúvida metódica.
Leia o trecho a seguir .
´´Por isto são maus ouvintes os de entendimentos agudos. Mas os de vontades endurecidas ainda são piores, porque um entendimento agudo pode-se ferir pelos mesmos fios e vencer-se uma agudeza com outra maior; mas contra vontades endurecidas nenhuma coisa aproveita a agudeza, antes dana mais, porque quando as setas são mais agudas, tanto mais facilmente se despontam na pedra. Oh! Deus nos livre de vontades endurecidas, que ainda são piores que as pedras``.(Sermão da Sexagésima, de Pe. Antônio Vieira.)
1. O trecho citado (do "Sermão da Sexagésima, do Pe. Antonio Vieira) apresenta uma dicotomia entre "entendimento" e "vontade". A respeito dessa dicotomia, pode-se afirmar:
I. Ela filia-se à distinção clássica entre teoria e prática.
II. Ela filia-se à distinção entre os campos semânticos de "ser" e "dever-ser".
III. Ela estabelece uma distinção entre compreender a realidade e transformá-la.
IV No plano lingüístico, ela equivale à distinção entre juízos sobre fatos e juízos sobre valores.
Estão corretas:
a) apenas I, II e III.
b) apenas I , II e IV
c) apenas I, III e IV
d) apenas II, III e IV
e) I, II, III e IV I
2. No trecho citado, há uma clara distinção entre entendimento e vontade: as "vontades endurecidas" são piores que os "entendimentos agudos". Sabe-se, também, que o erro pode ter origem tanto no entendimento quanto na vontade. O erro radicado na vontade, a qual pode ser boa ou má, é chamado :
I. lógico.
II. semântico.
III. gramatical.
IV. moral.
V. cosmológico.
Está(ão) correta(s)
a) apenas I.
b) apenas III.
c) apenas III.
d) apenas IV.
e) I, II, III, IV e V.
3. Ser um cidadão implica ter certos direitos e responsabilidades, mas estes variam imensamente de país para país. Por exemplo, os cidadãos de uma democracia liberal têm direitos políticos e liberdades religiosas, ao passo que numa monarquia, numa ditadura militar ou numa teocracia religiosa podem não ter nenhum desses direitos.
Que uso de linguagem está envolvida nesta frase:
a) emotiva.
b) expressiva.
c) prescritiva.
d) diretiva.
e) informativa.
4. Das seguintes frases marque (V) verdadeiro para aquelas que expressam uma proposição e marque (F) falso para aquelas que não expressam uma proposição.
I. Mais uma vez se reúne em Genebra à comissão que está tentando um acordo sobre o desarmamento nuclear.
II. Genebra é a capital da suíça?
III. Não, é a capital do fracasso!
Assinale:
a) V, F e F.
b) V,V e V.
c) V, F e F.
d) F, V e V.
e) F, F e F.
5. “Nós também somos produto dessa criatividade. Ao que tudo indica (pelo menos em nossa vizinhança), somos a única espécie capaz de refletir sobre si própria e o ambiente que a cerca”.
Esta passagem de texto apresenta uma reflexão filosófica que remete a um certo conceito clássico de filosofia, este conceito é:
a) Racionalidade.
b) Sensibilidade.
c) Solidão.
d) Ato e potencia.
e) Dúvida metódica.
Comentários
obrigada!
lainitavares@yahoo.com.br
lainitavares@yahoo.com.br
baita blog , hein ! ficou legal.
valeu colega
Por favor, posta as respostas destas questões, estou precisando muito. Farei uma prova de filosofia amanhã
e meu professor disse que vai cair questões do ENEM 2008.
Por favor me ajude.
Thaís