segunda-feira, 10 de outubro de 2011

ENEM: ARTES - A mulher de sombrinha

 -

"Mulher com sombrinha" (1875), também conhecida como "Madame Monet e o filho" é uma das mais famosas obras do pintor impressionista Claude Monet.
 Por sua beleza ímpar, essa obra foi escolhida pelo ENEM (Exame Nacional de Nível Médio) de 2010, para questionar os alunos sobre o movimento do Impressionismo. 

O fascínio deste quadro não está nas identidades dos retratados (esposa e filho de Monet), mas no modo pelo qual a luz e a brisa conservam-se na tela para um eterno deleite. Num dia de verão, a jovem está no alto de um monte, onde a relva e as flores escondem completamente seus pés. Ela parece flutuar ali, levada pela sombrinha e envolta na luminosidade do instante. Repare que a luminosidade que vem do céu, apenas faz destacar a mulher, inclusive com o seu olhar, remetendo sua importância, até mesmo porque é vista/retratada de baixo para cima. O vestido ganhou vida com os tons refletidos – o azul, o dourado, o rosa o mais claro possível. As cores nunca se fixam, dando a sensação de eterna leveza ao momento retratado.

Fonte:  
http://impressoesearte.blogspot.com/2011/05/mulher-com-sombrinha-1875-tambem.html

Nenhum comentário: