Pular para o conteúdo principal

ENEM: a prova

ENEM.
 
O que cai na prova?
O que ela vai questionar?
 
Ela vai questionar sobre temas e conteúdos e se o aluno desenvolveu - no ensino médio- competências e habilidades.
 
O Prova exige que o aluno tenha desenvolvido competências e habilidades necessárias para viver em sociedade a partir de conteúdos/temas do currículo do ensino médio que serviram com meio para essas capacidades.
 
- O CONTEÚDO
 
- Temas que você estudou no Ensino Médio. (chamados de temas estruturadores específicos de cada disciplina.)
- Conteúdos/metérias do Currículo do ensino médio de todas as áreas de ensino.
- Observe sobre Atualidades: meio ambiente, ética e cidadania, NTIC: (TV a cabo, TV digital, máquinas fotos, computador/internet, pen drives, cd DVD, celulares.)
- Atenção para Mídias: (em canais de distribuição)- internet, celulares, áudio, vídeo, emails, mensagens, hipertexto, wiki.

- As COMPETÊNCIAS e HABILIDADES
 
- Os EIXOS COGNITIVOS  (Também comuns a todas as áreas de conhecimento)
 
I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa. Competência LEITORA

II. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos para a compreensão de fenômenos naturais, processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

III. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.

IV. Construir argumentação (CA): relacionar informações, para construir argumentação consistente.

V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.


Elas exigem que o aluno tenha desenvolvido principalmente:
 
- Competência LEITORA: avaliar se o aluno compreende o que está lendo, visão de mundo/ ler os símbolos. (textos escritos, gráficos, mapas, fotos, pinturas/ quadrinhos e charges. (I) e (II)
- Competência de ESCREVER / dissertar, construir, registrar. (II)
- Competências de RESOLVER PROBLEMAS. Defender seu ponto de vista de forma coerente/argumentativa e tomar decisões. (III, IV e V.
 
OBS: HABILIDADES: são capacidades míninas que um indivíduo em particular desenvolve: aprender a ler (pronunciar as palavras) analisar, interpretar, selecionar, fazer relações atividades como andar de bike, tocar um instrumento, pré requisitos para algo mais complexo.
Elas estão no processo cognitivo de aprendizado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SIMULADO DE FILOSOFIA - ÉTICA - COMENTADO

 Simulado com questões de Ética da UFSM. É preparatório para ingresso ao ensino superior. O gabarito é comentado para esclarecer possíveis dúvidas. 1. (UFSM) A arquitetura de uma época aponta não só para um determinado estilo artístico, mas também pode indicar traços de vida moral e política de um grupo humano. As torres das igrejas góticas, por exemplo, mostraram a verticalidade na relação entre Deus e o homem, o céu e a terra, o superior e o inferior, característica básica da cultura medieval. A respeito da concepção de moralidade no período medieval, pode-se afirmar que: I. A conduta humana deve se pautar em regras derivadas da natureza. II. A imoralidade está relacionada com a desobediência às leis divinas reveladas. III. A razão humana ocupa o lugar central na vida ética. IV. A ética se preocupa, principalmente, com a autonomia moral do indivíduo. Está(ao) correta( s) a) Apenas I b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas II e IV. e) Apenas III

SIMULADO DE FILOSOFIA - QUESTÕES DE POLÍTICA

SIMULADO DE FILOSOFIA COM QUESTÕES DE POLÍTICA. 1. (UEL) “Toda cidade [ polis ], portanto, existe naturalmente, da mesma forma que as primeiras comunidades; aquela é o estágio final destas, pois a natureza de uma coisa é seu estágio final. (...) Estas considerações deixam claro que a cidade é uma criação natural, e que o homem é por natureza um animal social, e um homem que por natureza, e não por mero acidente, não fizesse parte de cidade alguma, seria desprezível ou estaria acima da humanidade.” (ARISTÓTELES. Política. 3. ed. Trad. De Mário da Gama Kuri. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1997. p. 15.) De acordo com o texto de Aristóteles, é correto afirmar que a polis: a) É instituída por uma convenção entre os homens. b) Existe por natureza e é da natureza humana buscar a vida em sociedade. c) Passa a existir por um ato de vontade dos deuses, alheia à vontade humana. d) É estabelecida pela vontade arbitrária de um déspota. e) É fundada na r

SIMULADO DE LINGUAGEM 2- com gabarito.

QUESTÕES 1. "Em termos estritamente objetivos, a cruz foi um dos métodos de execução mais populares entre os séculos 6 a.C. e 4 d.C. Era utilizada por romanos, persas e egípcios, entre outros povos ansiosos para livrar-se de seus criminosos. Se alguém ousasse  propor  que  as  paredes  de  nossos  tribunais  fossem  adornadas  por  forcas,  guilhotinas  ou  cadeiras  elétricas, provocaria a justa indignação de boa parte da opinião pública. Ora, nós deixamos de ver a cruz como um instrumento de execução apenas e  justamente porque ela se  tornou _______ maior do cristianismo, caráter que  lhe é  indissociável." Hélio Schwartsman, 13/08/2009, "Crucifixos na berlinda". Considerando que a cruz é um signo de tipo convencional, a expressão que melhor preenche a lacuna é a) o argumento. b) a premissa. c) o enigma. d) o símbolo. e) o dogma. R: D 2. Na Internet, tornou-se popular o uso de "emoticons", signos usados para representar emoções, :-) é o