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FILOSOFIA - Apostila/polígrafo 2011

Estou elaborando a Apostila de Filosofia versão 2011. O contéudo visa atender os alunos do ensino médio.   Essa edição é mediada pelas as normas nacionais (Matriz do Enem, do Encceja, PCN, OCN...) e referenciais estaduais e manual sugerido para concursos de ingresso na UFSM. Ela visa capacitar o aluno para sua vida em sociedade, seja para o mercado de trabalho, seja para ingresso ao ensino superior (destaque para ingresso na UFSM). Os conteúdos devem ser entendidos como meios para os alunos  desenvolverem  e habilidades competências cognitivas.

ENEM: a prova

RELATÓRIO PEDAGÓGICO: Prova Objetiva     Nas questões de múltipla escolha da parte objetiva da prova, o participante exerce o papel de leitor do mundo que o cerca. São propostas a ele situações-problema originais devidamente contextualizadas na interdisciplinariedade das ciências, das artes e da filosofia, em sua articulação com o mundo em que vivemos. Utilizam-se dados, gráficos, figuras, textos, referências artísticas, charges, algoritmos, desenhos, ou seja, todas as linguagens possíveis para veicular dados e informações.     As situações-problema são estruturadas de tal forma a provocar momentaneamente um "conflito cognitivo" nos participantes que os impulsiona a agir, pois precisam mobilizar conhecimentos anteriormente construídos e reorganizá-los para enfrentar o desafio proposto pela situação. Nesta parte da prova o participante é o leitor de um texto (situação-problema) estruturado por outros interlocutores (elaboradores de quest

INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO NAS CIÊNCIAS HUMANAS

“ A relevância do desenvolvimento de competências na   educação   básica exige   que   a aprendizagem   seja   interdisciplinar   e   contextualizada. A compreensão   dos   sentidos   e   a capacidade   de   relacionar   a   teoria   com   a prática em   todas as disciplinas do   currículo (artigos 32, 35 e 36 da LDB) são dois marcadores   importantes que apontam para o   fato de que o objetivo da educação básica não é   formar   “pequenos   cientistas ou   filósofos”, dedicados ao conhecimento puro,   tal como é produzido pela academia, mas um conhecimento em ação, que ganha sentido por sua relação com a cultura próxima do aluno.   Assim, a i nterdisciplinaridade e a contextualização são recursos   fundamentais   para realizar a transposição didática, pois convertem   o   conhecimento   acadêmico   em   objeto de ensino, selecionam e recortam os conteúdos de acordo com a proposta pedagógica. Portanto, para propiciar a aprendizagem de competên

Vestibular da UFSM apartir de dezembro 2012

- METODOLOGIA DO CONCURSO VESTIBULAR DA UFSM O Concurso Vestibular da UFSM será composto pela nota obtida no Processo Seletivo da Instituição  - UFSM (80%) e pela nota da prova objetiva obtida no ENEM (20%). - PROCESSO SELETIVO DA UFSM O Processo Seletivo da Universidade Federal de Santa Maria, dividido em único e seriado, será constituído por três provas objetivas e uma prova de redação. As provas objetivas serão compostas da seguinte forma: Prova Seletiva 1 (PS-1), conteúdo referente à 1ª série do Ensino Médio; Prova Seletiva 2 (PS-2), conteúdo referente à 2ª série do Ensino Médio; Prova Seletiva 3 (PS-3), conteúdo referente à 3ª série do Ensino Médio. - Processo Seletivo Seriado O Processo Seletivo Seriado será destinado a candidatos que estão cursando ou já concluíram o Ensino Médio ou equivalente, sendo constituído de três provas:  PS-1: prova objetiva realizada na 1ª série do Ensino Médio ou equivalente ou no 1º ano de participação;  PS-2: prova objetiva realizada na 2ª

Vestibular da UFSM 2011 - final

         Segundo a Coperves, o Vestibular 2011 e o PEIES 2010 chegam ao seu final com uma avaliação positiva.                Pais e mães lotavam as frentes dos prédios onde ocorriam as provas no campus da UFSM, aguardando seus filhos. Dionísia Moraes de Lima era uma dessas mães e quando questionada sobre o significado deste Concurso Vestibular diz: - "Para mim este vestibular foi a despedida da UFSM, a despedida de um ciclo de acompanhar um processo seletivo. E também representa um começo, pois esperamos que ele passe a ser um aluno desta Universidade". Ben-Hur de Lima, o filho de Dionísia, saiu confiante da prova de redação e elogiou a nova forma de seleção da UFSM: "Este vestibular significou uma nova porta de oportunidades encontrada através desse novo programa seriado".          Aqueles que participaram na fiscalização das salas, na vigilância e no atendimento aos vestibulandos mostravam-se satisfeitos com a maneira como o processo sucedeu, pois

Vestibular UFSM 2011

 Orientações gerais   - A UFSM realiza o concurso Vestibular 2011 nos próximos dias 5, 6 e 7 de janeiro. As provas serão nos seguintes horários : Prova 1, na quarta-feira, dia 5 de janeiro, a partir das 2 horas da tarde; Prova 2, quinta-feira, 6 de janeiro, a partir das 8 horas da manhã; Prova 3, sexta-feira, dia 7, às 8 horas da manhã; e, ainda no dia 7, a partir das 4 horas da tarde, prova de Redação. - O candidato que concorre a uma vaga no Vestibular 2011 da Universidade Federal de Santa Maria deve apresentar-se no local de realização das provas 30 minutos antes do seu início, portando um documento de identificação válido e uma caneta esferográfica de tinta azul ou preta. - Assim que ingressar na sala, o candidato deve guardar, embaixo da cadeira, boné, relógio e quaisquer aparelhos eletrônicos, os quais devem estar desligados. Os fiscais e a UFSM não se responsabilizam pela guarda dos pertences. - É permitida a saída de candidato da sala após duas horas do

SIMULADO DE FILOSOFIA - QUESTÕES DE POLÍTICA

SIMULADO DE FILOSOFIA COM QUESTÕES DE POLÍTICA. 1. (UEL) “Toda cidade [ polis ], portanto, existe naturalmente, da mesma forma que as primeiras comunidades; aquela é o estágio final destas, pois a natureza de uma coisa é seu estágio final. (...) Estas considerações deixam claro que a cidade é uma criação natural, e que o homem é por natureza um animal social, e um homem que por natureza, e não por mero acidente, não fizesse parte de cidade alguma, seria desprezível ou estaria acima da humanidade.” (ARISTÓTELES. Política. 3. ed. Trad. De Mário da Gama Kuri. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1997. p. 15.) De acordo com o texto de Aristóteles, é correto afirmar que a polis: a) É instituída por uma convenção entre os homens. b) Existe por natureza e é da natureza humana buscar a vida em sociedade. c) Passa a existir por um ato de vontade dos deuses, alheia à vontade humana. d) É estabelecida pela vontade arbitrária de um déspota. e) É fundada na r