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Enem: Hiperlink, hipertexto e hipermidia em post

Alguns post que edito apresentam hiperliks. Creio que o hiperlink, por ex. um hipertexto, potencializa a leitura autônoma do leitor, pois ele pode escolher qual caminho seguir no decorrer de sua ação. Muitos  post são edições adaptados de materiais da web. Isso potencilaiza o hiperlink e possibilita ao leitor realizar a leitura apartir de seu entendimento e suas escolhas, ele é livre para escolher qual caminho seguir. Saliento aos interessados em realizar a prova do Enem que as tecnologias da informação e comunicação relacionadas a  internet, wikipedia, softwares educativos, hiperlink, hipertexto, interação, interatividade.... correspondem a quase 10% da prova. Então, vamos lembrar de desenvolver as habilidades quanto ao entendimento e uso dessas tecnologias.

Mito: Anjo caído

Um ' Anjo caído é um demônio . Do grego δαίμων (o que divide), que na tradição judaico - cristão , é um ser intermediário entre o homem e Deus , um anjo , que afastando-se do plano divino, tornou-se voluntariamente um espírito do Mal . Na teologia cristã ( católica , ortodoxa e protestante ) e o Anjo Caído ou Anjo Decaído é um anjo que cobiçando um maior poder, acaba se entregando "às trevas e ao pecado". O termo "anjo caído" indica que é um anjo que caiu do Paraíso . O Anjo Caído mais famoso é o próprio Lúcifer . Os Anjos Caídos são bastante comuns em histórias de conflitos entre o bem e o mal. (Fonte: Wikipedia.org, em 26/03/2011.)

Professor de Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas a educaçao - TIC

                                                                   CURRÍCULO IDENTIFICAÇÃO Nome: Geraldo Fruet Endereço: Santa Maria Bairro: Camobi.       Cidade: Santa Maria.                       Estado: RS. CEP: 97110-620.               Telefone: (55)-99441455. E-mail: geraldofruet@gmail.com Estado Civil: Casado.   Data de nascimento: 17/06/1977. CARGO PRETENDIDO - Professor para Ensino à distância (Ead) em TICs. (Capacitação para uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem). - Tutoria em Moodle (Ambiente  Virtual). - Consultoria em Ead. - Professor de Filosofia. - Professor de Ética. - Professor de Filosofia para o Ensino Médio e Preparatório para vestibulares, PEIES-UFSM. - Professor para preparátorio ao Enem. HISTÓRICO ESCOLAR Ensino Superior completo. Instituição: Universidade Federal de Santa Maria. Curso: Filosofia – Licenciatura Plena.                                       Período: 2003 – 2007. Pós-graduação completa.   Instituição : Universidade Federal de Santa

Filosofia: USOS DE TERMOS

- AMBIGUIDADE É a qualidade de uma expressão ter mais de um significado, dúbio, Ex.: substantivos próprios. Também podemos considerar certos temas sob dois pontos de vista. - NUMÉRICO (quantitativo) se refere ao número. - QUALITATIVO . (qualidades) se refere a adjetivos. - INTENSÃO (ou compreensão) A intensão é o princípio pelo qual os objetos são escolhidos. Ex: HOMEM QUE É:  ... ( é um animal racional!``, ´´ ... é um bípede sem penas``) podem identificar uma mesma classe, mas o fazem por meio de uma condição diferente. Pode ser entendida por conotação ou propriedades. - Qualidade que o termo designa; - Propriedade ou características; - É a compreensão; - Condição que um objeto tem de satisfazer para ser descrito pelo predicado. Obs: INTENÇÃO é vontade determinada, pretensão, propósito. - EXTENSÃO                 Pode ser entendida por denotação ou classes. - Conjunto de objetos designados por um termo ou categoria. - Ampliação do sentido

Filosofia: Funções da Linguagem

1. INFORMATIVA (ou referencial) - função usada quando o emissor informa objetivamente o receptor de uma realidade, ou acontecimento. Ela transmite informações, com as quais descrevemos as coisas. Ex: teorias científicas, livros didáticos, reportagens de jornais, bulas de remédios, receitas de bolos. 2. EXPRESSIVA (ou Emotiva) - a mensagem centra-se no "eu" do emissor, é carregada de subjetividade. Ligada a esta função está a poesia lírica, as emoções, sentimentos e atitudes. Ex: poemas, fé religiosa, poesias lírica,   músicas românticas. 3. DIRETIVA (apelativa, imperativa) : Com este tipo de mensagem, o emissor atua sobre o receptor, afim de que este assuma determinado comportamento; há frequente uso do vocativo e do imperativo. Esta função da linguagem é frequentemente usada por oradores e agentes de publicidade. Possibilita causar ou impedir uma ação. Ex: desligar a tv. Ordens do tipo: use esse perfume, compre esse produto, dê o s

Filosofia: Aspectos da Linguagem

                A linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas ou escritas, mas também de gestos e imagens. Afinal, não nos comunicamos apenas pela fala ou escrita. Ela pode ser: - FORMAL : que é uma linguagem mais cuidada, denotativa. - COLOQUIAL : que não tem um planejamento prévio, caracterizando-se por construções gramaticais mais livres, repetições freqüentes, frases curtas e conectores simples; - INFORMAL: que se caracteriza pelo uso de ortografia simplificada, construções simples e usado entre membros de uma mesma família ou entre amigos. - VERBAL: uso das palavras para se comunicar, expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando. Ex: um texto narrativo, uma carta, o diálogo, uma entrevista, uma reportagem no jornal escrito ou televisionado, um bilhete. -NÃO-VERBAL: utilizar de outros meios comunicativos, como: placas, figuras, gestos, objetos, cores, ou seja, dos signos visuais. Ex:   o semáforo, o apito d

Filosofia - Linguagem

  Linguagem                   A Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de idéias ou sentimentos através de signos convencionais, sonoros, gráficos, gestuais, podendo ser percebida pelos diversos órgãos dos sentidos , o que leva a distinguirem-se várias espécies de linguagem: visual , auditiva , tátil , etc., ou, ainda, outras mais complexas, constituídas, ao mesmo tempo, de elementos diversos. Os elementos constitutivos da linguagem são: gestos , sinais , sons , símbolos ou palavras , usados para representar conceitos de comunicação , idéias, significados e pensamentos. A linguagem é um sistema, uma totalidade estruturada com princípios e leis próprias. É um sistema de sinais e signos lingüísticos . O Signo.   Signo lingüístico : é uma coisa que está no lugar de outra, sob algum aspecto (que está representado). - um conceito - ou seja, o significado. - uma imagem sonora, o significante. Ou seja,