Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de junho, 2010
Competências e habilidades na sala de aula "A pergunta surge espontânea: o que o professor precisa fazer, então, para assumir esse novo papel? Eu diria que um dos aspectos básicos é saber dosar o preparo e programação das aulas com a improvisação. Talvez alguns fiquem chocados com essa colocação. Afinal, insistiu-se tanto na importância das metodologias de ensino, em aulas muito bem planejadas e pré-programadas, lançando mão dos mais diversos recursos pedagógicos... Mas o fato é que uma aula muito bem programada não dá espaço ao aluno. É importante que um professor saiba como vai iniciar a sua aula, que recursos deverá ter disponíveis, os objetivos que pretende atingir. Entretanto, se cada passo da aula estiver previamente delineado ele tenderá a "escapar" dos questionamentos dos alunos, a inibir a sua participação (uma vez que isso sempre atrapalha o caminho previamente traçado), a seguir linhas de raciocínio que talvez sejam as suas, mas não as dos seus alunos. Temos q...
Consultando as referências que norteiam as matrizes do ENCCEJA e do Enem e também do Referencial Curricular do RS ressalto qua as competências e habilidades podem ser construídas na congnição e na praxis dos sujeitos que buscam o aprendizado. Na - congnição- pelo seu entendimento teórico (apropriação mental), Na - praxis- (além do entendimento) pela aplicabilidade prática, ou seja, o sujeito - apartir de sua apropiação mental-, aplica em suas ações.

Competências e habilidades

O Projeto Liçoes do Rio Grande - que apresenta um Referencial Curricular para as escolas estaduais do RS, fixa algumas sugestões de contéudos e metologias, também destaca que ao final do ensino médio o aluno deva desenvolver competências e habilidades necessárias para a sua vida cidadã. Numa breve abordagem sobre o que trata o Referencial Curricular do RS da área das Ciências humanas entendo que no que se refere a competências e habilidades, destaco que elas estão no nível do pensamento, no nível de aquisição cognitivo do aluno apartir dos conteúdos e de um objetivo prévio pensado, orientado e mediado pelo professor. O aluno dever ser o agente da aprendizagem desenvolvendo as competências e habilidades.