- AMBIGUIDADE
É a qualidade de uma expressão ter mais de um significado, dúbio, Ex.: substantivos próprios.
Também podemos considerar certos temas sob dois pontos de vista.
- NUMÉRICO (quantitativo) se refere ao número.
- QUALITATIVO. (qualidades) se refere a adjetivos.
- INTENSÃO (ou compreensão)
A intensão é o princípio pelo qual os objetos são escolhidos. Ex: HOMEM QUE É: ... ( é um animal racional!``, ´´ ... é um bípede sem penas``) podem identificar uma mesma classe, mas o fazem por meio de uma condição diferente.
Pode ser entendida por conotação ou propriedades.
- Qualidade que o termo designa;
- Propriedade ou características;
- É a compreensão;
- Condição que um objeto tem de satisfazer para ser descrito pelo predicado.
Obs: INTENÇÃO é vontade determinada, pretensão, propósito.
- EXTENSÃO
Pode ser entendida por denotação ou classes.
- Conjunto de objetos designados por um termo ou categoria. - Ampliação do sentido
- O que o conceito descreve;
Ex: HOMEM que pode designar: Pedro; Sócrates, Platão.
Obs: Quanto maior a extensão de um termo, menor sua compreensão, e quanto maior a compreensão, menor a extensão.
Se, por exemplo, tomarmos o termo Sócrates, veremos que sua extensão é a menor possível, pois possui todas as propriedades do termo homem e mais suas próprias propriedades enquanto uma pessoa determinada.
Essa distinção permite classificar os termos ou categorias em três tipos:
1. gênero: extensão maior, compreensão menor.
Exemplo: animal;
2. espécie: extensão média e compreensão média.
Exemplo: homem;
3. indivíduo: extensão menor, compreensão maior. Exemplo: Sócrates.
Uma expressão lingüística além de ser usada para falar de certas coisas pode também ser mencionada, isto é, pode-se falar a respeito dela.
Ex. 1: Miau é um gato. (Miau é palavra usada).
Ex. 2: Miau tem quatro patas. (Miau é palavra mencionada).
É o estudo geral dos sistemas simbólicos, entre eles a linguagem ou o estudo dos signos lingüísticos.
É costume dividir-se em três áreas:
1. SINTAXE: o estudo das relações entre signos. O estudo dos modos nos quais os signos de uma dada linguagem podem ser combinados para formar expressões bem formadas é uma parte da sintaxe. Estudo dos signos em suas inter-relações.
2. SEMÂNTICA: o estudo da interpretação dos signos. O estudo das relações entre os signos e os objetos a que se aplicam. É costume distinguir-se entre a teoria da referência, a qual estuda a referência ou denotação de símbolos, e a teoria de significado, que estuda o sentido ou conotação de símbolos.
Refere-se à interpretação do texto.
Ex: Juvêncio é gaúcho, mas não é orgulhoso.
3. PRAGMÁTICA: o estudo das relações entre os símbolos, os usuários dos símbolos e o ambiente dos usuários. O estudo das relações entre os que utilizam o sistema e o próprio sistema. Assim, o estudo das condições nas quais um falante usa uma dada palavra e parte da pragmática. Comunicação popular, regional, do cotidiano.
Refere-se ao contexto que envolve o assunto abordado.
Ex: Juvêncio é gaúcho, mas não é orgulhoso.
Obs. Sabemos que no RGS que muitos gaúchos são orgulhosos, - é contexto regional.
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