Pular para o conteúdo principal

Filosofia: USOS DE TERMOS


- AMBIGUIDADE
É a qualidade de uma expressão ter mais de um significado, dúbio, Ex.: substantivos próprios.
Também podemos considerar certos temas sob dois pontos de vista.
- NUMÉRICO (quantitativo) se refere ao número.
- QUALITATIVO. (qualidades) se refere a adjetivos.


- INTENSÃO (ou compreensão)
A intensão é o princípio pelo qual os objetos são escolhidos. Ex: HOMEM QUE É:  ... ( é um animal racional!``, ´´ ... é um bípede sem penas``) podem identificar uma mesma classe, mas o fazem por meio de uma condição diferente.
Pode ser entendida por conotação ou propriedades.
- Qualidade que o termo designa;
- Propriedade ou características;
- É a compreensão;
- Condição que um objeto tem de satisfazer para ser descrito pelo predicado.

Obs: INTENÇÃO é vontade determinada, pretensão, propósito.


- EXTENSÃO

                Pode ser entendida por denotação ou classes.
- Conjunto de objetos designados por um termo ou categoria. - Ampliação do sentido
- O que o conceito descreve;
Ex: HOMEM que pode designar: Pedro; Sócrates, Platão.

Obs: Quanto maior a extensão de um termo, menor sua compreensão, e quanto maior a compreensão, menor a extensão.
Se, por exemplo, tomarmos o termo Sócrates, veremos que sua extensão é a menor possível, pois possui todas as propriedades do termo homem e mais suas próprias propriedades enquanto uma pessoa determinada.
Essa distinção permite classificar os termos ou categorias em três tipos:
1. gênero: extensão maior, compreensão menor.
Exemplo: animal;
2. espécie: extensão média e compreensão média.
Exemplo: homem;
3. indivíduo: extensão menor, compreensão maior. Exemplo: Sócrates.

- MENSÃO E USO

Uma expressão lingüística além de ser usada para falar de certas coisas pode também ser mencionada, isto é, pode-se falar a respeito dela.
Ex. 1: Miau é um gato.   (Miau é palavra usada).
Ex. 2: Miau tem quatro patas.  (Miau é palavra mencionada).

A SEMIÓTICA.
 
É o estudo geral dos sistemas simbólicos, entre eles a linguagem ou o estudo dos signos lingüísticos.
É costume dividir-se em três áreas:
1. SINTAXE: o estudo das relações entre signos. O estudo dos modos nos quais os signos de uma dada linguagem podem ser combinados para formar expressões bem formadas é uma parte da sintaxe. Estudo dos signos em suas inter-relações.

2. SEMÂNTICA: o estudo da interpretação dos signos. O estudo das relações entre os signos e os objetos a que se aplicam. É costume distinguir-se entre a teoria da referência, a qual estuda a referência ou denotação de símbolos, e a teoria de significado, que estuda o sentido ou conotação de símbolos.
Refere-se à interpretação do texto.
Ex: Juvêncio é gaúcho, mas não é orgulhoso.
3. PRAGMÁTICA: o estudo das relações entre os símbolos, os usuários dos símbolos e o ambiente dos usuários. O estudo das relações entre os que utilizam o sistema e o próprio sistema. Assim, o estudo das condições nas quais um falante usa uma dada palavra e parte da pragmática. Comunicação popular, regional, do cotidiano.
Refere-se ao contexto que envolve o assunto abordado.
Ex: Juvêncio é gaúcho, mas não é orgulhoso.
Obs. Sabemos que no RGS que muitos gaúchos são orgulhosos, - é contexto regional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SIMULADO DE FILOSOFIA - ÉTICA - COMENTADO

 Simulado com questões de Ética da UFSM. É preparatório para ingresso ao ensino superior. O gabarito é comentado para esclarecer possíveis dúvidas. 1. (UFSM) A arquitetura de uma época aponta não só para um determinado estilo artístico, mas também pode indicar traços de vida moral e política de um grupo humano. As torres das igrejas góticas, por exemplo, mostraram a verticalidade na relação entre Deus e o homem, o céu e a terra, o superior e o inferior, característica básica da cultura medieval. A respeito da concepção de moralidade no período medieval, pode-se afirmar que: I. A conduta humana deve se pautar em regras derivadas da natureza. II. A imoralidade está relacionada com a desobediência às leis divinas reveladas. III. A razão humana ocupa o lugar central na vida ética. IV. A ética se preocupa, principalmente, com a autonomia moral do indivíduo. Está(ao) correta( s) a) Apenas I b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas II e IV. e) Apenas III

SIMULADO DE FILOSOFIA - QUESTÕES DE POLÍTICA

SIMULADO DE FILOSOFIA COM QUESTÕES DE POLÍTICA. 1. (UEL) “Toda cidade [ polis ], portanto, existe naturalmente, da mesma forma que as primeiras comunidades; aquela é o estágio final destas, pois a natureza de uma coisa é seu estágio final. (...) Estas considerações deixam claro que a cidade é uma criação natural, e que o homem é por natureza um animal social, e um homem que por natureza, e não por mero acidente, não fizesse parte de cidade alguma, seria desprezível ou estaria acima da humanidade.” (ARISTÓTELES. Política. 3. ed. Trad. De Mário da Gama Kuri. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1997. p. 15.) De acordo com o texto de Aristóteles, é correto afirmar que a polis: a) É instituída por uma convenção entre os homens. b) Existe por natureza e é da natureza humana buscar a vida em sociedade. c) Passa a existir por um ato de vontade dos deuses, alheia à vontade humana. d) É estabelecida pela vontade arbitrária de um déspota. e) É fundada na r

SIMULADO DE LINGUAGEM 2- com gabarito.

QUESTÕES 1. "Em termos estritamente objetivos, a cruz foi um dos métodos de execução mais populares entre os séculos 6 a.C. e 4 d.C. Era utilizada por romanos, persas e egípcios, entre outros povos ansiosos para livrar-se de seus criminosos. Se alguém ousasse  propor  que  as  paredes  de  nossos  tribunais  fossem  adornadas  por  forcas,  guilhotinas  ou  cadeiras  elétricas, provocaria a justa indignação de boa parte da opinião pública. Ora, nós deixamos de ver a cruz como um instrumento de execução apenas e  justamente porque ela se  tornou _______ maior do cristianismo, caráter que  lhe é  indissociável." Hélio Schwartsman, 13/08/2009, "Crucifixos na berlinda". Considerando que a cruz é um signo de tipo convencional, a expressão que melhor preenche a lacuna é a) o argumento. b) a premissa. c) o enigma. d) o símbolo. e) o dogma. R: D 2. Na Internet, tornou-se popular o uso de "emoticons", signos usados para representar emoções, :-) é o