Pular para o conteúdo principal

Filosofia INTRODUÇÃO A FILOSOFIA


Tema preparatório para ingresso ao ensino superior.
A palavra filosofia é grega. É composta por outras duas: philo e sophia.
- Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, desejo, respeito entre os iguais.
- Sophia quer dizer sabedoria e dela vem à palavra sophos, sábio.
            Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber, busca pelo saber.
A filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama (é um sentimento), isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.
            Filósofo: o que ama a sabedoria tem amizade pelo saber, deseja saber, busca o saber conscientemente.


O Mito
Um mito é uma narrativa tradicional com caráter explicativo e/ou simbólico, profundamente relacionado com uma dada cultura e/ou religião.
O mito procura explicar os principais acontecimentos da vida, os fenômenos naturais, as origens do Mundo (cosmos) e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis (todas elas são criaturas sobrenaturais), por exemplo, a mitologia grega e a mitologia romana.
Ao mito está associado o rito. O rito é o modo de se pôr em ação o mito na vida do Homem (ex: cerimônias, danças, orações, sacrifícios...).

Diferença entre Mito e Filosofia
- Mito: despreocupação com eventuais contradições, narrativas sobre eventos sobrenaturais e mágicos, divinos fundamentado na fé e confiança dos seus ouvintes.
- Filosofia: não admite contradições, a explicação não esta no filósofo, no narrador, mas da razão, a qual é equivalente em todos os seres humanos. A Filosofia nasce como nova abordagem do real. Ela rejeita o sobrenatural, a interferência de agentes divinos na explicação dos fenômenos. Busca coerência interna, a definição rigorosa, dos conceitos  como pensamento abstrato. A razão pode almejar explicar algo que seja verdade universal. Ela é a capacidade intelectual para pensar e exprimir-se correta e claramente, para pensar e dizer as coisas tais como são. A razão é uma maneira de organizar a realidade pela qual esta se torna compreensível.

Exemplo de mito: Ex: 1.
 Na teologia protestante e católica, o Anjo Caído é um anjo que cobiçando um maior poder, acaba se entregando às trevas e ao pecado.

Ex: 2. 
Na mitologia grega Zeus era deus do céu e da Terra, senhor do Olimpo, deus supremo. Conhecido pelo nome romano de Júpiter. Era casado com Hera, e pai de diversos deuses, como Atena, Artemis, Apolo e Afrodite.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SIMULADO DE FILOSOFIA - ÉTICA - COMENTADO

 Simulado com questões de Ética da UFSM. É preparatório para ingresso ao ensino superior. O gabarito é comentado para esclarecer possíveis dúvidas. 1. (UFSM) A arquitetura de uma época aponta não só para um determinado estilo artístico, mas também pode indicar traços de vida moral e política de um grupo humano. As torres das igrejas góticas, por exemplo, mostraram a verticalidade na relação entre Deus e o homem, o céu e a terra, o superior e o inferior, característica básica da cultura medieval. A respeito da concepção de moralidade no período medieval, pode-se afirmar que: I. A conduta humana deve se pautar em regras derivadas da natureza. II. A imoralidade está relacionada com a desobediência às leis divinas reveladas. III. A razão humana ocupa o lugar central na vida ética. IV. A ética se preocupa, principalmente, com a autonomia moral do indivíduo. Está(ao) correta( s) a) Apenas I b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas II e IV. e) Apenas III

SIMULADO DE FILOSOFIA - QUESTÕES DE POLÍTICA

SIMULADO DE FILOSOFIA COM QUESTÕES DE POLÍTICA. 1. (UEL) “Toda cidade [ polis ], portanto, existe naturalmente, da mesma forma que as primeiras comunidades; aquela é o estágio final destas, pois a natureza de uma coisa é seu estágio final. (...) Estas considerações deixam claro que a cidade é uma criação natural, e que o homem é por natureza um animal social, e um homem que por natureza, e não por mero acidente, não fizesse parte de cidade alguma, seria desprezível ou estaria acima da humanidade.” (ARISTÓTELES. Política. 3. ed. Trad. De Mário da Gama Kuri. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1997. p. 15.) De acordo com o texto de Aristóteles, é correto afirmar que a polis: a) É instituída por uma convenção entre os homens. b) Existe por natureza e é da natureza humana buscar a vida em sociedade. c) Passa a existir por um ato de vontade dos deuses, alheia à vontade humana. d) É estabelecida pela vontade arbitrária de um déspota. e) É fundada na r

SIMULADO DE LINGUAGEM 2- com gabarito.

QUESTÕES 1. "Em termos estritamente objetivos, a cruz foi um dos métodos de execução mais populares entre os séculos 6 a.C. e 4 d.C. Era utilizada por romanos, persas e egípcios, entre outros povos ansiosos para livrar-se de seus criminosos. Se alguém ousasse  propor  que  as  paredes  de  nossos  tribunais  fossem  adornadas  por  forcas,  guilhotinas  ou  cadeiras  elétricas, provocaria a justa indignação de boa parte da opinião pública. Ora, nós deixamos de ver a cruz como um instrumento de execução apenas e  justamente porque ela se  tornou _______ maior do cristianismo, caráter que  lhe é  indissociável." Hélio Schwartsman, 13/08/2009, "Crucifixos na berlinda". Considerando que a cruz é um signo de tipo convencional, a expressão que melhor preenche a lacuna é a) o argumento. b) a premissa. c) o enigma. d) o símbolo. e) o dogma. R: D 2. Na Internet, tornou-se popular o uso de "emoticons", signos usados para representar emoções, :-) é o