sábado, 12 de março de 2011

Filosofia: Funções da Linguagem



1. INFORMATIVA (ou referencial) - função usada quando o emissor informa objetivamente o receptor de uma realidade, ou acontecimento. Ela transmite informações, com as quais descrevemos as coisas.
Ex: teorias científicas, livros didáticos, reportagens de jornais, bulas de remédios, receitas de bolos.

2. EXPRESSIVA (ou Emotiva) - a mensagem centra-se no "eu" do emissor, é carregada de subjetividade. Ligada a esta função está a poesia lírica, as emoções, sentimentos e atitudes.
Ex: poemas, fé religiosa, poesias lírica,  músicas românticas.

3. DIRETIVA (apelativa, imperativa): Com este tipo de mensagem, o emissor atua sobre o receptor, afim de que este assuma determinado comportamento; há frequente uso do vocativo e do imperativo. Esta função da linguagem é frequentemente usada por oradores e agentes de publicidade. Possibilita causar ou impedir uma ação.
Ex: desligar a tv. Ordens do tipo: use esse perfume, compre esse produto, dê o seu lance, vá agora, use esse tipo de remédio, feche a porta.

4. METALINGUÍSTICA - função usada quando a língua explica a própria linguagem (exemplo: quando, na análise de um texto, investigamos os seus aspectos morfo-sintácticos e/ou semânticos.



Nenhum comentário: