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UFSM - Oportunidade

     Colégio Politécnico publica edital de inscrições para os Cursos Técnicos 2012.   No período de 2 de janeiro a 6 de fevereiro de 2012 , estarão abertas as inscrições do Processo de Seleção, para ingresso no primeiro semestre de 2012, nos Cursos Técnicos do Colégio Politécnico da UFSM, através do site  www.politecnico.ufsm.br , sendo oferecidas as seguintes vagas: Técnico em Administração: 40 vagas (noturno) Técnico em Agroindústria: 40 vagas (diurno/manhã) Técnico em Agropecuária: 35 vagas (diurno/manhã) Técnico em Agropecuária: 35 vagas (diurno/tarde) Técnico em Contabilidade: 40 vagas (noturno) Técnico em Geoprocessamento: 40 vagas (noturno e sábados) Técnico em Informática: 35 vagas (diurno/tarde) Técnico em Informática: 35 vagas (noturno) Técnico em Meio Ambiente: 40 vagas (noturno e um dia na semana) Técnico em Paisagismo: 40 vagas (diurno/manhã)  É condição para ingressar nos cursos técnicos os can

ENEM: NOTA 2011.

21/12/2011 12h07 - Atualizado em 21/12/2011 12h19 MEC divulga notas do Enem 2011. Candidatos podem consultar o resultado individualmente na internet. Sistema de Seleção Unificada (SiSU) estará no ar a partir do dia 26. O Ministério da Educação divulgou, nesta quarta-feira (21), o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. Segundo a assessoria de imprensa do MEC, as notas já podem ser consultadas no site do Enem . Para consultar o resultado, o candidato precisa

UFSM 2012 - Vestibular

 VESTIBULAR UFSM 2012. Quanto à próxima edição do concurso, o ponto mais controverso são as datas, que caem em um fim de semana: sexta-feira, sábado e domingo (7, 8 e 9 de dezembro, respectivamente) .  Teria de ser adotado um procedimento específico para candidatos que observam ritos de religiões sabáticas, que restringem atividades entre o pôr-do-sol de sexta-feira e o pôr-do-sol de sábado.  O reitor espera que até o próximo vestibular já esteja pronto o asfaltamento dos dois novos acessos ao campus.  Se isto se concretizar, e também com a conclusão de prédios em obras, Müller acredita que não será necessário diminuir o número de candidatos fazendo provas no local no próximo Vestibular. “Podemos até dobrar o número de candidatos no campus”, estima. Fonte: http://200.18.45.28/sites/vestiba/conteudo.php?id=115. Em 2011-12-14 / 19:43:57.

UFSM - documentos vestibular dezembro 2011

Documentos válidos para ingresso no local de prova - Cédula de identidade (RG); - Carteira de trabalho; - Carteira nacional de habilitação (somente o modelo com foto); - Carteira expedida por conselhos regionais e federações trabalhistas (OAB, Crea, CRM, etc.); - Carteiras expedidas pelos Comandos Militares; - Carteiras expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública; - Carteiras expedidas pelos Institutos de Identificação; - Carteiras expedidas pelos Corpos de Bombeiros Militares; - Carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de Exercício Profissional (órgãos, conselhos, etc.); - Carteiras funcionais do Ministério Público e as expedidas por órgão público que, por Lei Federal, valem como identificação; - Certificado de reservista; - Passaporte. Provas, Datas e Horários: PEIES III e Vestibular Dezembro 2011 Pro

Vestibular UFSM - revisão de Lógica - video aula.

Revisão de Filosofia para quem irá realizar as provas do vestibular da UFSM em dezembro de 2011. Fonte: http://youtu.be/J6P9jJCfasM. Em 28/11/2011.

UFSM - Simulado de Filosofia

O simulado – com gabarito - é preparatório ao ingresso superior . 1 (UFSM) Carl Sagan relata a seguinte história a respeito dos clorofluorcarbonetos (CFCs), que destroem a camada de ozônio que nos protege da luz ultravioleta emitida pelo Sol:  “A Du Pont, que vendia CFCs num montante de 600 milhões de dólares por ano, tirou seus anúncios dos jornais e revistas científicas e declarou perante comissões do Congresso que o perigo dos CFCs para a camada de ozônio não estava provado, fora muito exagerado ou era baseado em raciocínio científico defeituoso." Considere, assim, as afirmações: I. Se algo não está provado, então é falso. II. Se algo é falso, então não pode ser provado. III. Se o perigo de algo for muito exagerado, então não representa perigo algum. Está(ão) correta(s) a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas I e II. e) apenas II e III. 2. (UFSM) Se for verdade que “É possível fazer ensaios em pequenos grupos de 20 alunos”, então a afirmação de que I. “É n

Humor na Educação: O Twitter

Mais uma imagem interessante... Penso que esse tipo de coisa já acontece... hoje em dia tem crianças que não conhecem alguns tipos de animais...  pensam que o leite vem da caixinha e não da vaca...etc. Fonte: ACME Andrissa Vargas de Souza Kelling - (estudante de pós-graduação: Midias/UFPEL)

Enem e a educação

Manifesto minha satisfação em fazer parte da transformação da educação. Sabe-se que a atual educação é muito passiva, elitista e sem possibilidades de igual acesso ao ensino  tanto na educação básica quanto na superior sem falar que é, segundo pesquisas, de péssima qualidade. Defendo a democratização do acesso a educação e permanência, ou seja, uma maximização das possibilidades das pessoas no acesso ao ensino básico e superior, bem como, a melhoria de condições para a permanência do estudante nas instituições de ensino. Acredito que deve ser pensado com muita ênfase no ensino médio, pois há um vazio de especificidades para os alunos nesse nível e com isso acabam abandonando os estudos. Deve-se oferecer ao aluno concomitante ao ensino médio outras atividades, lúdicas e técnicas(cursos técnicos), em tempo integral. Destaco que o Enem possibilita a democratização no acesso ao ensino superior, seja pelas instituições públicas, seja nas privadas (PROUNI). Vamos deixar de ser

Vídeo

Editei um vídeo bem bacana.

Enem 2011 - Filosofia - ÉTICA E POLÍTICA

A questão  do Enem (ciências humanas) poderia ser respondida apartir dos conhecimentos adquiridos nas aulas de Filosofia dos temas Ética e Política. TEXTO I A ação democrática consiste em todos tomarem parte do processo decisório sobre aquilo que terá consequência na vida de toda coletividade. GALLO, S. etal. Ética e Cidadania. Caminhos da Filosofia. Campinas: Papirus, 1997 (adaptado).   TEXTO II É necessário que haja liberdade de expressão, fiscalização sobre órgãos governamentais e acesso por parte da população às informações trazidas a público pela imprensa. Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 24 abr. 2010.   Partindo da perspectiva de democracia apresentada no Texto I, os meios de comunicação, de acordo com o Texto II, assumem um papel relevante na sociedade por A) orientarem os cidadãos na compra dos bens necessários à sua sobrevivência e bem-estar. B) fornecerem informações que fomentam o debate político na esfera pública. C) apresentarem a

Enem 2011 - Filosofia - POLÍTICA

A questão  do Enem (ciências humanas) poderia ser respondida apartir dos conhecimentos adquiridos nas aulas de Filosofia Política. Os três tipos de poder representam três diversos tipos de motivações: no poder tradicional, o motivo da obediência é a crença na sacralidade da pessoa do soberano; no poder racional, o motivo da obediência deriva da crença na racionalidade do comportamento conforme a lei; no poder carismático, deriva da crença nos dotes extraordinários do chefe. BOBBIO, N. Estado, Governo, Sociedade: para uma teoria geral da política. São Paulo: Paz e Terra, 1999 (adaptado). O texto apresenta três tipos de poder que podem ser identificados em momentos históricos distintos. Identifique o período em que a obediência esteve associada predominantemente ao poder carismático: A) República Federalista Norte-Americana. B) República Fascista Italiana no século XX. C) Monarquia Teocrática do Egito Antigo. D) Monarquia Absoluta Francesa no século XVII. E) Monarquia Constitucio

Enem 2011 - Filosofia - MORAL

A questão 2 do Enem (ciências humanas) poderia ser respondida apartir dos conhecimentos adquiridos nas aulas de Filosofia noas temas de Ética e Moral. Questão 2. O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção, revela pesquisa. Se o país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a Escandinávia do que com Bruzundanga ( corrompida nação fictícia de Lima Barreto). FRAGA, P. Ninguém é inocente. Folha de S. Paulo, 4 out. 2009 (adaptado). O distanciamento entre “reconhecer” e “cumprir” efetivamente o que é moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano, porque as normas morais são A) decorrentes da vontade divina e, por esse motivo, utópicas. B) parâmetros idealizados, cujo cumprimento é destituído de obrigação. C) amplas e vão além da capacidade de o indivíduo conseguir cumpri-las integralmente. D) criadas pelo homem, que concede a si mesmo a lei à qual deve se submeter. E

ENEM: UNIVERSIDADES

As universidades federais que vão usar o Enem em 2012 Exame ajuda a ingressar em mais de 100 instituições brasileiras No próximo sábado e domingo, mais de 5,3 milhões de estudantes prestarão provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Uma boa média no exame pode significar desde um diploma de conclusão do Ensino Secundário — para maiores de 18 anos que não quiserem fazer supletivo — até uma vaga em uma faculdade. Além de ser a base para seleção de bolsas do Programa Universidade Para Todos (Prouni), a nota que um aluno obtém no Enem pode ser usada no cálculo da média final de vestibulares nas universidades federais ou para concorrer em instituições vinculadas ao Sistema de Seleção Unificada (SiSu) — que usa o Enem como ponto de corte para seus cursos. Pelo menos 117 instituições já aderiram a um desses dois métodos nas cinco regiões do país. Saiba quais são: Região Sul UFPR — Enem 2011 corresponde a 10% da pontuação final do candidato. Outras 529 vagas (10%) serão pr

ENEM: a prova

ENEM: - O que cai na prova? - O que ela vai questionar?   Ela vai questionar sobre temas e conteúdos e se o aluno desenvolveu - no ensino médio- competências e habilidades.   O Prova exige que o aluno tenha desenvolvido competências e habilidades necessárias para viver em sociedade a partir de conteúdos/temas do currículo do ensino médio que serviram com meio para essas capacidades.   - O CONTEÚDO   - Temas que você estudou no Ensino Médio. (chamados de temas estruturadores específicos de cada disciplina.) - Conteúdos/metérias do Currículo do ensino médio de todas as áreas de ensino. - Observe sobre Atualidades: meio ambiente, ética e cidadania, NTIC: (TV a cabo, TV digital, máquinas fotos, computador/internet, pen drives, cd DVD, celulares.) - Atenção para Mídias: (em canais de distribuição)- internet, celulares, áudio, vídeo, emails, mensagens, hipertexto, wiki. - As COMPETÊNCIAS e HABILIDADES   - Os EIXOS COGNITIVOS   (Também comuns a todas as áreas de conhecimento)   I.

ENEM: ARTES - A mulher de sombrinha

 - "Mulher com sombrinha" (1875), também conhecida como "Madame Monet e o filho" é uma das mais famosas obras do pintor impressionista Claude Monet.   Por sua beleza ímpar, essa obra foi escolhida pelo ENEM (Exame Nacional de Nível Médio) de 2010, para questionar os alunos sobre o movimento do Impressionismo.  O fascínio deste quadro não está nas identidades dos retratados (esposa e filho de Monet), mas no modo pelo qual a luz e a brisa conservam-se na tela para um eterno deleite. Num dia de verão, a jovem está no alto de um monte, onde a relva e as flores escondem completamente seus pés. Ela parece flutuar ali, levada pela sombrinha e envolta na luminosidade do instante. Repare que a luminosidade que vem do céu, apenas faz destacar a mulher, inclusive com o seu olhar, remetendo sua importância, até mesmo porque é vista/retratada de baixo para cima. O vestido ganhou vida com os tons refletidos – o azul, o dourado, o rosa o ma

ENEM: Filosofia - Política

SIMULADO DE FILOSOFIA COM QUESTÕES DE POLÍTICA PARA UFSM E ENEM. 1. (UEL) “Toda cidade [ polis ], portanto, existe naturalmente, da mesma forma que as primeiras comunidades; aquela é o estágio final destas, pois a natureza de uma coisa é seu estágio final. (...) Estas considerações deixam claro que a cidade é uma criação natural, e que o homem é por natureza um animal social, e um homem que por natureza, e não por mero acidente, não fizesse parte de cidade alguma, seria desprezível ou estaria acima da humanidade.” (ARISTÓTELES. Política. 3. ed. Trad. De Mário da Gama Kuri. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1997. p. 15.) De acordo com o texto de Aristóteles, é correto afirmar que a polis: a) É instituída por uma convenção entre os homens. b) Existe por natureza e é da natureza humana buscar a vida em sociedade. c) Passa a existir por um ato de vontade dos deuses, alheia à vontade humana. d) É estabelecida pela vontade arbitrária de um déspota. e) É fundada na razão, que e

ENEM: SIMULADO DE ÉTICA - filosofia

SIMULADO DE FILOSOFIA - ÉTICA -COMENTADO  Simulado com questões de Ética da UFSM. É preparatório para ingresso ao ensino superior. O gabarito é comentado para esclarecer possíveis dúvidas. 1. (UFSM) A arquitetura de uma época aponta não só para um determinado estilo artístico, mas também pode indicar traços de vida moral e política de um grupo humano. As torres das igrejas góticas, por exemplo, mostraram a verticalidade na relação entre Deus e o homem, o céu e a terra, o superior e o inferior, característica básica da cultura medieval. A respeito da concepção de moralidade no período medieval, pode-se afirmar que: I. A conduta humana deve se pautar em regras derivadas da natureza. II. A imoralidade está relacionada com a desobediência às leis divinas reveladas. III. A razão humana ocupa o lugar central na vida ética. IV. A ética se preocupa, principalmente, com a autonomia moral do indivíduo. Está(ao) correta( s) a) Apenas I b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas II e IV. e)

ENEM - NOVAS TECNOLOGIAS -

QUESTÃO do ENEM de 2010 - COMENTADA  O HIPERTEXTO. Texto 1  A maior revolução do jornalismo on-line, muito provavelmente, está no surgimento (ou potencialização) do hipertexto, uma forma de estruturação peculiar nesse tipo de produção de conteúdo. O hipertexto é caracterizado por uma forma de leitura não linear, como um bloco de diferentes informações digitais interconectadas que, ao utilizar nós ou elos associativos (os chamados links), consegue moldar a rede hipertextual, permitindo que o leitor decida e avance sua leitura do modo que quiser, sem ser obrigado a seguir uma ordem linear. Dessa forma, no jornalismo on-line o leitor vê-se diante de inúmeras possibilidades de caminhos a serem trilhados e acaba escolhendo o seu próprio roteiro de leitura. (Schneider, Adérito. O Hipertexto e a Produção do Jornalismo. Disponível em http://cpd1.ufrnt. br/joronline/adm/artigos _ áentificoslhi pertexto.pdfrtd= 13, ada ptado) Texto2  Diferentemente do texto escrito, q