Pular para o conteúdo principal

UFSM - mudanças no vestibular 2013



Entre as novidades, seis cursos a mais que no ano anterior, 11 novas obras literárias e a cobrança de mais três disciplinas na PS 1.

O ano letivo na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) nem bem começou e já tem gente de olho em uma vaga na instituição no ano que vem. Faltando oito meses para o Vestibular 2013, para muitos concorrentes, os polígrafos já são companheiros. Tudo porque o concurso figura na lista dos mais importantes do Estado. Em 2012, foram 26.776 concorrentes. Mas atenção: a partir desse ano, há, pelo menos, mais de 10 mudanças no concurso.

Entre as novidades previstas, estão 215 vagas e seis cursos a mais que no ano anterior, 11 novas obras literárias e a cobrança de mais três disciplinas na Prova Seletiva 1. As alterações serão votadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) até 3 de maio.

Uma das alterações mais importantes é que as questões das provas passam a ser elaboradas a partir do Programa-Referência 2013. Embora complexo, não se trata de nova decoreba. O programa apresenta noções dos conteúdos e de como as disciplinas serão cobradas já a partir das provas deste ano, marcadas para ocorrer entre 6 e 8 de dezembro.

Desde 2008, as questões do vestibular eram orientadas por uma estrutura mais fechada, que indicava, inclusive, a ordem em que os conteúdos deveriam ser repassados aos alunos. Conforme a assessora pedagógica da Comissão Permanente do Vestibular (Coperves), Liliana Soares Ferreira, com a extinção do Programa de Ingresso ao Ensino Superior (Peies), surgiu a necessidade de se pensar em um modo de organizar o então Roteiro Programático, de modo que as escolas tivessem mais autonomia com relação aos conteúdos cobrados no vestibular.

- Com esse programa, queremos garantir mais liberdade para as escolas. Eliminamos os excessos e priorizamos por algo mais enxuto e resumido - explica Liliana.
As escolas já têm conhecimento sobre o novo programa cobrado pela UFSM. Desde o ano passado, a Coperves vem organizando ações, eventos e palestras de divulgação. Além disso, até 31 de maio, as escolas podem se inscrever para participar de ações voltadas à qualificação do processo de ingresso no Ensino Superior.

Com ou sem Enem, o importante é se dar bem
Segundo o presidente da Coperves, Celso Arami Marques da Silva, embora mais abrangente e voltado para o dia a dia dos vestibulandos, o Programa-Referência 2013 não é uma forma de deixar o vestibular mais parecido com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Atualmente, a nota do vestibular é formada por 80% do processo seletivo e 20% do Enem.

- A prova da UFSM é temática, e não contextualizada como a do Enem - afirma Celso.
Apesar disso, no Vestibular 2012, a UFSM não usou o exame porque o Ministério da Educação (MEC) divulgou as notas após o previsto no edital do concurso. Para este ano, a proposta é que, se a universidade não tiver acesso às notas do Enem até 27 de dezembro, o exame seja novamente desconsiderado.

Mais oportunidades pela frente
A inclusão de três disciplinas (geografia, história e filosofia) na Prova Seletiva 1 não precisa ser considerada um bicho de sete cabeças. Para o estudante Breno Pinheiro, 17 anos, que se prepara para fazer o vestibular pela primeira vez neste ano, isso não chega a surpreender:
- Não é uma grande novidade para aqueles que estão no colégio. Pode assustar os que fazem cursinho e os que tentam há tempos passar, mas não é nada que a gente já não vá estudar durante o ano.

Já a maior oferta de cursos e vagas prometem atrair mais vestibulandos. Devem ser disponibilizados outros cursos, a partir da criação de novas opções de bacharelado e licenciatura em graduações já existentes: Dança Licenciatura, Administração Bacharelado, Matemática Bacharelado e Licenciatura e os tecnólogos de Agronegócio, Gestão Ambiental e Gestão de Turismo.

Ainda sobre as vagas, uma das tentativas da UFSM para diminuir a evasão no campus da Quarta Colônia é o próprio vestibular. Até então, na Unidade Descentralizada de Educação Superior de Silveira Martins (Udessm), que vive uma luta constante para manter o mínimo de ocupação, as vagas eram ofertadas somente pela Seleção Unificada (SiSu). A partir deste ano, na unidade, poderão ser disputadas 200 vagas em quatro cursos, sendo um bacharelado e três tecnólogos.

Mudanças também vêm do governo federal
Em 2012, as universidades tiveram de se adaptar às pressas à Lei das Cotas. Na UFSM, o edital do vestibular foi alterado faltando um mês para as provas serem aplicadas. A previsão é que, neste ano, os mesmos percentuais de cotistas na UFSM não mudem. Hoje, a universidade reserva 34% de suas vagas para estudantes que fizeram todo o Ensino Médio em escola pública e 5% para pessoas com necessidades especiais. Com isso, a Federal já cumpre a lei. Como a legislação deve ser implantada de maneira progressiva, para 2014, as instituições de Ensino Superior terão de reservar 37,5% de suas vagas para cotistas (com ingresso em 2015), e no ano seguinte, 50% (para ingresso em 2016).

Outra adaptação para este ano será com relação à taxa de inscrição. Há duas semanas, a União aprovou uma lei que isenta alunos de baixa renda da inscrição no vestibular.
- A tendência é que aumente o número de pessoas com direito à gratuidade da taxa de inscrição - explica o presidente da Coperves, Celso Arami Marques da Silva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SIMULADO DE FILOSOFIA - ÉTICA - COMENTADO

 Simulado com questões de Ética da UFSM. É preparatório para ingresso ao ensino superior. O gabarito é comentado para esclarecer possíveis dúvidas. 1. (UFSM) A arquitetura de uma época aponta não só para um determinado estilo artístico, mas também pode indicar traços de vida moral e política de um grupo humano. As torres das igrejas góticas, por exemplo, mostraram a verticalidade na relação entre Deus e o homem, o céu e a terra, o superior e o inferior, característica básica da cultura medieval. A respeito da concepção de moralidade no período medieval, pode-se afirmar que: I. A conduta humana deve se pautar em regras derivadas da natureza. II. A imoralidade está relacionada com a desobediência às leis divinas reveladas. III. A razão humana ocupa o lugar central na vida ética. IV. A ética se preocupa, principalmente, com a autonomia moral do indivíduo. Está(ao) correta( s) a) Apenas I b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas II e IV. e) Apenas III

SIMULADO DE FILOSOFIA - QUESTÕES DE POLÍTICA

SIMULADO DE FILOSOFIA COM QUESTÕES DE POLÍTICA. 1. (UEL) “Toda cidade [ polis ], portanto, existe naturalmente, da mesma forma que as primeiras comunidades; aquela é o estágio final destas, pois a natureza de uma coisa é seu estágio final. (...) Estas considerações deixam claro que a cidade é uma criação natural, e que o homem é por natureza um animal social, e um homem que por natureza, e não por mero acidente, não fizesse parte de cidade alguma, seria desprezível ou estaria acima da humanidade.” (ARISTÓTELES. Política. 3. ed. Trad. De Mário da Gama Kuri. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1997. p. 15.) De acordo com o texto de Aristóteles, é correto afirmar que a polis: a) É instituída por uma convenção entre os homens. b) Existe por natureza e é da natureza humana buscar a vida em sociedade. c) Passa a existir por um ato de vontade dos deuses, alheia à vontade humana. d) É estabelecida pela vontade arbitrária de um déspota. e) É fundada na r

SIMULADO DE LINGUAGEM 2- com gabarito.

QUESTÕES 1. "Em termos estritamente objetivos, a cruz foi um dos métodos de execução mais populares entre os séculos 6 a.C. e 4 d.C. Era utilizada por romanos, persas e egípcios, entre outros povos ansiosos para livrar-se de seus criminosos. Se alguém ousasse  propor  que  as  paredes  de  nossos  tribunais  fossem  adornadas  por  forcas,  guilhotinas  ou  cadeiras  elétricas, provocaria a justa indignação de boa parte da opinião pública. Ora, nós deixamos de ver a cruz como um instrumento de execução apenas e  justamente porque ela se  tornou _______ maior do cristianismo, caráter que  lhe é  indissociável." Hélio Schwartsman, 13/08/2009, "Crucifixos na berlinda". Considerando que a cruz é um signo de tipo convencional, a expressão que melhor preenche a lacuna é a) o argumento. b) a premissa. c) o enigma. d) o símbolo. e) o dogma. R: D 2. Na Internet, tornou-se popular o uso de "emoticons", signos usados para representar emoções, :-) é o