Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de maio, 2011

Questão de Lógica - UFSM

1. Considere o seguinte argumento: A maioria dos brasileiros vive no Rio Grande do Sul. João é brasileiro. Logo, João vive no Rio Grande do Sul.   Qual das alternativas a seguir descreve corretamente esse argumento?   a) As premissas são verdadeiras e o argumento é válido. b) Ao menos uma das premissas é falsa e o argumento é válido. c) As premissas são verdadeiras e o argumento não é válido. d) Ao menos uma das premissas é falsa e o argumento não é válido. e) As premissas são todas verdadeiras, a conclusão é falsa e o argumento é válido. Lembrem-se que:    - Uma proposição será  verdadeira ou falsa se ela for real ou não. - Para o argumento ser válido:  1- Se as premissas do argumento são verdadeiras e sua conclusão automaticamente seja verdadeira. 2- Se a conclusão seja conseqüência lógica das premissas (quanto à forma).  3.- O termo médio deve se, pelo menos, uma vez total (geral/universal) nas premissas. Observe- pela forma que o: Termo maior é: Brasileiro Termo medio é: RS Te

MODELO de Questão de Filosofia do ENEM

1. A política, foi inicialmente, a arte das pessoas se ocuparem do lhes diz respeito. Posteriormente, passou a ser a arte de compelir as pessoas a decidirem sobre aquilo de que nada entendem. (VALÉRY, P. Cadernos. Apud BENEVIDES, M.V.M. A cidadania ativa. São Paulo: Ática, 1996)  Nesta definição o autor entende que a história da política está dividida em dois momentos principais: um primeiro, marcado pelo autoritarismo excludente, e um segundo caracterizado por uma democracia incompleta. Considerando o texto, qual é o elemento comum a esses dois momentos da história política? a) A distribuição equilibrada do poder. b) O impedimento da participação popular. c) o controle das decisões por uma minoria. d) A valorização das opiniões mais competentes. e) A sistematização dos processos decisórios. 2. O príncipe, portanto, não deve se incomodar com a reputação de cruel, se seu propósito é manter o povo unido e leal. De fato, com uns poucos exemplos duros poderá ser mais clemente do que outro

Enem e UFSM

Vestibular da UFSM 2011 Com as alterações realizadas no Concurso Vestibular da UFSM, a nota do ENEM faz parte do Processo Seletivo Único (para candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente até a data de confirmação da vaga). A nota final do Concurso Vestibular é composta por 80% da Prova Seletiva da UFSM e 20% da nota do ENEM. Lembramos que as inscrições para o ENEM 2011 encerram dia 10 de junho.   Para mais esclarecimentos, entre em contato com a COPERVES através do telefone (55) 3220 8170 ou do e-mail falecom@copeves.com.br. Fonte: http://coperves.proj.ufsm.br/?noticia=8637

Vestibular UFSM - Dezembro 2011

Concurso Vestibular dezembro 2011. O Programa 2008 (Roteiro Programático, adaptado, versão 2008) do Concurso Vestibular permanece o mesmo do último concurso. Para acessá-lo , clique em: http://coperves.proj.ufsm.br/concursos/vestibular2011/arquivos/Roteiro_Programatico_2008.pdf Mais informações pelo telefone (55) 3220 8170 ou e-mail falecom@coperves.com.br. Fonte: Link Coperves UFSM/Publicado em: 31/05/2011 às 11:48

UFSM 2011 - vestibular de dezembro

As provas do Processo Seletivo 1, 2 e 3, acontecem, pela manhã,dias 12, 13 e 14 de dezembro, respectivamente. Dia 14 ocorrerá ainda, no período da tarde, a prova de Redação. Segundo o pró-reitor de Graduação, Orlando Fonseca, a Prova 3 será realizada nos 22 pólos do Processo Seletivo, já que este continuará sendo descentralizado.  No entanto, Fonseca ressalta que o período de inscrições não está definido, uma vez que o edital do concurso ainda está em construção.

ENEM 2011 - edital

Está aberta as inscrições para o Enem 2011. Visite o link: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:0u_RDZTT64gJ:download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/edital/2011/edital_n07_18_05_2011_2.pdf+edital+enem+2011+pdf&cd=5&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&source=www.google.com.br e acesse o edital. É muito importante ler o edital. Observe com atenção a Matriz de referência que apresenta as habilidades e competências exigidas para o aluno realizar a prova com êxito. Observe que serão 45 questões de matemática. Observe que este ano vai ter questões de filosofia e sociologia. Vou analisar o edital e publicar simulados com modelos de questões de filosofia que podem cair na prova. Fique atento.

A LÓGICA

              A lógica é o ramo da filosofia que cuida das regras do bem pensar ou do pensar correto, sendo, portanto, um instrumento (organon) do pensar .  "Organon (do grego, ὄργανον) é o nome tradicionalmente dado ao conjunto das obras de lógica do filósofo antigo Aristóteles ). Significa "instrumento", porque os aristotélicos consideravam que o raciocínio (principal assunto da lógica) era um instrumento para a filosofia, ou seja, algo que precisava ser dominado antes de se poder produzir conhecimento ou ter uma prática de vida filosófica. Então, por considerarem o raciocínio um instrumento, passaram em seguida a assim nomear o estudo do raciocínio para, então, designar também o conjunto de textos em que Aristóteles faz esse estudo". Fonte:http://www.terradosaber.com/capas/870/8572833870.jpg   Ela fornece meios (princípios) para se chegar ao pensamento válido e correto.   A lógica é entendida como uma disciplina que estuda e sistematiza a argumentação

Fuções da Linguagem

1. Função referencial (ou denotativa) O emissor procura oferecer informações da realidade.  Objetiva, direta, denotativa, prevalecendo a 3ª pessoa do singular.  Linguagem usada nas notícias de jornal e livros científicos. 2. Função expressiva. a) emotiva Centralizada no emissor, revelando sua opinião, sua emoção.  Nela prevalece a 1ª pessoa do singular, interjeições e exclamações.  É a linguagem das biografias, memórias, poesias líricas e cartas de amor.  b)poética:   centralizada na mensagem, revelando recursos imaginativos criados pelo emissor. Afetiva, sugestiva, conotativa, ela é metafórica. Valorizam-se as palavras, suas combinações. É a linguagem figurada apresentada em obras literárias, letras de música, em algumas propagandas etc. 3. Função apelativa (ou conativa) Centraliza-se no receptor; o emissor procura influenciar o comportamento do

A Evolução da Educação

Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia...  Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas...  Leiam o relato de uma Professora de Matemática:  Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.  Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.  Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. -Por que estou contando isso?  Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:  1. Ensino de matemática em 1950:   Um lenhador vende um carro de lenha

SIMULADO DE LINGUAGEM 2- com gabarito.

QUESTÕES 1. "Em termos estritamente objetivos, a cruz foi um dos métodos de execução mais populares entre os séculos 6 a.C. e 4 d.C. Era utilizada por romanos, persas e egípcios, entre outros povos ansiosos para livrar-se de seus criminosos. Se alguém ousasse  propor  que  as  paredes  de  nossos  tribunais  fossem  adornadas  por  forcas,  guilhotinas  ou  cadeiras  elétricas, provocaria a justa indignação de boa parte da opinião pública. Ora, nós deixamos de ver a cruz como um instrumento de execução apenas e  justamente porque ela se  tornou _______ maior do cristianismo, caráter que  lhe é  indissociável." Hélio Schwartsman, 13/08/2009, "Crucifixos na berlinda". Considerando que a cruz é um signo de tipo convencional, a expressão que melhor preenche a lacuna é a) o argumento. b) a premissa. c) o enigma. d) o símbolo. e) o dogma. R: D 2. Na Internet, tornou-se popular o uso de "emoticons", signos usados para representar emoções, :-) é o

SIMULADO DE LINGUAGEM - com gabarito.

O simulado de Filosofia preparatório para as provas de ingresso ao ensino superior na UFSM. 1, Segundo a "doutrina das assinaturas", do alquimista Paracelso, "uma orquídea se assemelhava a um testículo - o que significava que era um remédio para doenças venéreas; as folhas do lilás tinham forma de coração, portanto eram boas para doenças cardíacas; a quelidônea ‘de sangue amarelo’ era o remédio para icterícia".             Portanto, segundo Paracelso, a relação entre as características físicas de uma planta e a doença a ela associada é de tipo denominado a) ícone. b) índice. c) símbolo. d) casual. e) arbitrário.   R: A 2. Leia o trecho: -“As centrais evitam que 90% do lixo vá para os aterros, proclama seu idealizador. Segundo ele, aproximadamente 70 municípios negociam a implementação dessas unidades. Para ser viável, o volume mínimo necessário de resíduos é de 200 t/dia, quantidade produzida por uma cidade com entre 300 e 350 mil habitan