domingo, 23 de outubro de 2011

Enem 2011 - Filosofia - POLÍTICA

A questão  do Enem (ciências humanas) poderia ser respondida apartir dos conhecimentos adquiridos nas aulas de Filosofia Política.


Os três tipos de poder representam três diversos tipos de motivações: no poder tradicional, o motivo da obediência é a crença na sacralidade da pessoa do soberano; no poder racional, o motivo da obediência deriva da crença na racionalidade do comportamento conforme a lei; no poder carismático, deriva da crença nos dotes extraordinários do chefe. BOBBIO, N. Estado, Governo, Sociedade: para uma teoria geral da política. São Paulo: Paz e Terra, 1999 (adaptado).
O texto apresenta três tipos de poder que podem ser identificados em momentos históricos distintos. Identifique o período em que a obediência esteve associada predominantemente ao poder carismático:
A) República Federalista Norte-Americana.
B) República Fascista Italiana no século XX.
C) Monarquia Teocrática do Egito Antigo.
D) Monarquia Absoluta Francesa no século XVII.
E) Monarquia Constitucional Brasileira no século XIX.
 
Resolução
O fascismo caracterizou-se por ser um governo totalitário, fundado no unipartidarismo e no carisma de um único líder. Benito Mussolini, denominado duce (condutor), possuía poderes ilimitados e expressiva popularidade sobre as massas. Contudo, durante o governo fascista, a Itália era uma Monarquia (o Rei Vitor Emanuel III ocupou o trono até 1943). Portanto, a alternativa B, que considera a Itália como República Fascista, é imprecisa.

Resposta: B

Fonte: G1.com. Em 23/10.11.

Nenhum comentário: