Pular para o conteúdo principal

Humor na Educação

Belinha e seus exemplos .

Belinha tentou explicar à professora, ao Conselho Tutelar e, finalmente, aos pais que:
- ah, esse negócio de ficar na escola já era. Estudar? Pff. Perda de tempo. Tinha nascido era pra ser piriguete.
- Pô. Piriguete, Belinha?
- E. Bombadona, popozuda, só das cachorra. Uhu.
- E a escola?
- Hum. Posso ir lá, tentar vender umas parangas.
- Que horror!
- Nadavê. Horror os manos fazem com professor metido e Polícia aposentado. O resto tá de boa. E só ficar gel.
- E o diploma? Não quer ter teu diploma?
- Diploma? Pra quê?
- Ué, ter um emprego, ser alguém na vida, etc.
- E? E o Tiririca, tem diploma? O Neymar? bandidos?
- Ai, não filha.
- Mas tá na moda. De mais a mais, agora a gente não precisa mais se preocupar nem em ter cela especial. Nem com cela nenhuma. Pode meter bronca, fazer o que quiser, que ninguém mais vai preso. Tá tudo liberado. Dá nada.
- Aiaiai. Pelo menos pensa no teu futuro. Nos teus sonhos.
- Meu sonho é botar silicone no bumbum. Pra isso, quero grana. E pra ter grana não adianta estudar, né, qualquer um sabe.
- Dãã.
- Mas um dia pode precisar.
- Aí faço EJA, Encceja, qualquer umas dessas coisas aí que dão diploma de barbada.
Muito mais rápido e prático. A gurizada toda já se ligou. O negócio da hora é aproveitar a vida. Curtir a  juventude. Beber cair e levantar. Depois se dá um jeito no resto.
 - É, no resto mesmo. Mas, pôxa. Isso tudo é ódio da tua mãe? Dos professores?
- Não. Mas amo Lady Gaga, Geisy Arruda e a Mulher Porongo, só pra saber. Grandes mulheres. Quero ser igual a elas.
- E se passar fome por tuas escolhas?
- Giro bolsa família pra mim, ué?
Os conselheiros olharam para a professora. Que olhou para os pais. Que olharam para o céu, desesperados.....o negócio era rezar. (Oscar Bessi Filho) -(adaptado).


Fonte: Correio do Povo, 03/07/2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SIMULADO DE FILOSOFIA - ÉTICA - COMENTADO

 Simulado com questões de Ética da UFSM. É preparatório para ingresso ao ensino superior. O gabarito é comentado para esclarecer possíveis dúvidas. 1. (UFSM) A arquitetura de uma época aponta não só para um determinado estilo artístico, mas também pode indicar traços de vida moral e política de um grupo humano. As torres das igrejas góticas, por exemplo, mostraram a verticalidade na relação entre Deus e o homem, o céu e a terra, o superior e o inferior, característica básica da cultura medieval. A respeito da concepção de moralidade no período medieval, pode-se afirmar que: I. A conduta humana deve se pautar em regras derivadas da natureza. II. A imoralidade está relacionada com a desobediência às leis divinas reveladas. III. A razão humana ocupa o lugar central na vida ética. IV. A ética se preocupa, principalmente, com a autonomia moral do indivíduo. Está(ao) correta( s) a) Apenas I b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas II e IV. e) Apenas III

SIMULADO DE FILOSOFIA - QUESTÕES DE POLÍTICA

SIMULADO DE FILOSOFIA COM QUESTÕES DE POLÍTICA. 1. (UEL) “Toda cidade [ polis ], portanto, existe naturalmente, da mesma forma que as primeiras comunidades; aquela é o estágio final destas, pois a natureza de uma coisa é seu estágio final. (...) Estas considerações deixam claro que a cidade é uma criação natural, e que o homem é por natureza um animal social, e um homem que por natureza, e não por mero acidente, não fizesse parte de cidade alguma, seria desprezível ou estaria acima da humanidade.” (ARISTÓTELES. Política. 3. ed. Trad. De Mário da Gama Kuri. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1997. p. 15.) De acordo com o texto de Aristóteles, é correto afirmar que a polis: a) É instituída por uma convenção entre os homens. b) Existe por natureza e é da natureza humana buscar a vida em sociedade. c) Passa a existir por um ato de vontade dos deuses, alheia à vontade humana. d) É estabelecida pela vontade arbitrária de um déspota. e) É fundada na r

SIMULADO DE LINGUAGEM 2- com gabarito.

QUESTÕES 1. "Em termos estritamente objetivos, a cruz foi um dos métodos de execução mais populares entre os séculos 6 a.C. e 4 d.C. Era utilizada por romanos, persas e egípcios, entre outros povos ansiosos para livrar-se de seus criminosos. Se alguém ousasse  propor  que  as  paredes  de  nossos  tribunais  fossem  adornadas  por  forcas,  guilhotinas  ou  cadeiras  elétricas, provocaria a justa indignação de boa parte da opinião pública. Ora, nós deixamos de ver a cruz como um instrumento de execução apenas e  justamente porque ela se  tornou _______ maior do cristianismo, caráter que  lhe é  indissociável." Hélio Schwartsman, 13/08/2009, "Crucifixos na berlinda". Considerando que a cruz é um signo de tipo convencional, a expressão que melhor preenche a lacuna é a) o argumento. b) a premissa. c) o enigma. d) o símbolo. e) o dogma. R: D 2. Na Internet, tornou-se popular o uso de "emoticons", signos usados para representar emoções, :-) é o