quinta-feira, 5 de maio de 2011

SIMULADO DE LINGUAGEM - com gabarito.

O simulado de Filosofia preparatório para as provas de ingresso ao ensino superior na UFSM.
1, Segundo a "doutrina das assinaturas", do alquimista Paracelso, "uma orquídea se assemelhava a um testículo - o que significava que era um remédio para doenças venéreas; as folhas do lilás tinham forma de coração, portanto eram boas para doenças cardíacas; a quelidônea ‘de sangue amarelo’ era o remédio para icterícia".
            Portanto, segundo Paracelso, a relação entre as características físicas de uma planta e a doença a ela associada é de tipo denominado
a) ícone.
b) índice.
c) símbolo.
d) casual.
e) arbitrário.
 R: A

2. Leia o trecho:

-“As centrais evitam que 90% do lixo vá para os aterros, proclama seu idealizador. Segundo ele, aproximadamente 70 municípios negociam a implementação dessas unidades. Para ser viável, o volume mínimo necessário de resíduos é de 200 t/dia, quantidade produzida por uma cidade com entre 300 e 350 mil habitantes”.
Nossos conhecimentos filosóficos denotam que um sistema de sinais e signos estabelece a comunicação entre os animais e são usados também para indicar coisas. O signo, como elemento verbal de uma língua, serve para a comunicação entre os seres humanos e, no seu uso, possui funções informativas, indicativas e denotativas as quais exigem interpretação adequada ( por ex: 90% e 200 t/dia listados no argumento acima).
Analise as afirmativas:
I.                    Um signo que é determinado por seu objeto dinâmico no sentido apenas do qual ele será interpretado é conhecido como signo simbólico.
II.                 O juízo arbitrário acerca do signo necessita da experimentação para explicar os fatos que conhecemos para prevê-los a fim de controlá-los.
III.               A sintaxe é o estudo da relação entre os sistemas simbólicos.
IV.              O ser humano é capaz de criar símbolos convencionados.

Marque a opção que destaca as afirmativas que pertencem à categoria da linguagem simbólica:
a)      I, II, III.
b)      I, II, IV.
c)      I, III, IV.
d)      II, III, IV.
e)      Apenas I.
R: C

3.´´O homem só, entre todos os animais, tem o dom da palavra (Logos). A voz é o sinal da dor e do prazer, e por isso que ela foi também concedida aos outros animais. Esses chegam a experimentar sensações de dor e de prazer, e a fazer compreender uns aos outros. A Palavra, porém, tem por fim fazer compreender o que é útil ou prejudicial e, em conseqüência, o que é justo e injusto”. ( Aristóteles).
            Segundo Aristóteles, a comunicação entre os animais permite falar em “linguagem dos humanos” e compará-la com a linguagem dos demais animais.        Considerando as principais semelhanças entre essas linguagens, assinale com V (verdadeira) ou F (falsa) cada afirmativa.      
(   ) Ambas usam repertório de signos.
(   ) Ambas são de natureza simbólica.
(   ) Ambas usam signos de tipo  ícone e indexical.
            A sequência correta é
a) V - F - V.
b) V - V - F.
c) V - F - F.
d) V - V - V.
e) F - F - V.
R: A

4. Leia atentamente a notícia:
“A lista dos Classificados no Vestibular 2009 da UFSM será conhecida na quarta-feira, dia 28 de janeiro, às 10 h, em Solenidade Oficial, na Plenária da Câmara de Vereadores de Santa Maria. Os veículos de comunicação cadastrados na Central da COPERVES On-line terão acesso às listagens, para download do site, no mesmo horário da divulgação oficial na Câmara de Vereadores. Esses veículos ainda poderão dispor da listagem impressa.” (Fonte: Coperves. Notícia publicada em: 23/01/2009 às 13:41)
            O texto apresenta declarações de categoria simbólica. Analise as afirmativas:
I. Um signo que é determinado por seu objeto dinâmico no sentido apenas do qual ele será interpretado é conhecido como signo simbólico.
II. A sintaxe é o estudo da relação entre os sistemas simbólicos.
III. O ser humano é capaz de apropiar-se dos signos.
IV. A pragmática está relacionada ao contexto dos usuários.
Marque a alternativa que apresenta as afirmações corretas conforme seu conhecimento filosófico.
a) I e II.
b) I e IV
c) II e IV
d) III e IV.
e) I, II, III e IV.
R: E

5. ´´Cidadania é um termo cujo significado filosófico difere do seu uso quotidiano``. Nesta passagem do texto encontramos um problema filosófico bastante interessante, pois ele está ligado ao caráter _______ de significado de muitas palavras. Podemos entender a mesma palavra em dois sentidos, a saber, ______ e ______.
            As palavras que completem a sentença acima são respectivamente:
a) Vago, qualitativo e numérico.
b) Ambíguo, qualitativo e numérico.
c) Confuso, abstrato e filosófico.
d) Sentido, semelhança e filosófico.
e) Ambíguo, social e cultural.
R: B

Fonte:- http://coperves.proj.ufsm.br/?secao=11
- banco de dados próprio.

Nenhum comentário: