Pular para o conteúdo principal

SIMULADO DE FILOSOFIA - ÉTICA - COMENTADO


 Simulado com questões de Ética da UFSM. É preparatório para ingresso ao ensino superior. O gabarito é comentado para esclarecer possíveis dúvidas.

1. (UFSM) A arquitetura de uma época aponta não só para um determinado estilo artístico, mas também pode indicar traços de vida moral e política de um grupo humano. As torres das igrejas góticas, por exemplo, mostraram a verticalidade na relação entre Deus e o homem, o céu e a terra, o superior e o inferior, característica básica da cultura medieval.
A respeito da concepção de moralidade no período medieval, pode-se afirmar que:
I. A conduta humana deve se pautar em regras derivadas da natureza.
II. A imoralidade está relacionada com a desobediência às leis divinas reveladas.
III. A razão humana ocupa o lugar central na vida ética.
IV. A ética se preocupa, principalmente, com a autonomia moral do indivíduo.
Está(ao) correta( s)
a) Apenas I
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas II e IV.
e) Apenas III e IV.
A teologia é abordada no Período Medievo (600 – 1500 d.c.). no qual  foi o apogeu do poder da igreja católica (romana) Refere-se ao conjunto de verdades a respeito de Deus. Os mandamentos supremos (divinos) são leis que regulam o comportamento, deles derivam todas as regras de conduta e convivência no vestuário e na construção de prédio. O homem moral é aquele que deve seguir as leis divinas, se ele não seguir, sua ação será em desacordo a norma - será uma ação imoral. Resposta Correta: B

2. (UFSM-PEIES) A ética normativa de Kant propõe como fundamento último, o imperativo categórico que afirma, numa das suas formulações:
“Procede apenas segundo aquela máxima, em virtude da qual podes querer ao mesmo tempo que ela se torne em lei universal”.
O imperativo pretende garantir
I. a moralidade do agir.
II. a autonomia do agir.
III. a heteronomia do agir
Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)
a) I apenas.
b) II apenas.
c) III apenas.
d) I e II apenas.
e) I e III apenas.
Para Kant, o agir por dever é o modo de conferir à ação o valor moral; por sua vez, a perfeição moral só pode ser atingida por uma vontade livre e autônoma. O imperativo categórico no domínio da moralidade é a forma racional do “dever-ser”, ou seja, é a fórmula da ação racional boa e necessária.
Resposta Correta: D

3. (UFSM) A afirmação “Os homens libertam-se pouco a pouco da brutalidade, quando de nenhum modo se procura intencionalmente nela os conservar” foi usada por Immanuel Kant, em 1784, para expressar uma importante reivindicação do iluminismo. (KANT, I. Resposta à pergunta: que é o iluminismo?)
A citação se refere à passagem
I. da superstição à religião.
II. . do mito ao conceito.
III.  da heteronomia à autonomia.
Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)
a) I apenas.
b) II apenas.
c) III apenas.
d) I e III apenas.
e) II e III apenas.
Kant é um filósofo do período moderno da filosofia no qual o objeto do conhecer está focado no sujeito enquanto ser que pode conhecer. Os teóricos iluministas destacam que os fundamentos dos valores se encontram no ser humano. O agir é pela “luz da razão” – crença nos poderes da razão. Defendem um ideal da tolerância e Autonomia. Resposta Correta: C

4. (UFSM-PEIES) Há um modelo ético que parte do princípio de que o ser humano tem como finalidade alcançar o bem e a felicidade mediante a conduta virtuosa, e outro que entende que devemos agir em conformidade com máximas que devem servir de leis universais para todos os seres racionais. Esses dois modelos caracterizam, respectivamente, as éticas:
I. teleológicas e finalistas.
II. deontológicas e do dever.
III. teleológicas e deontológicas.
Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)
a) I apenas.
b) II apenas.
c) III apenas.
d) I e III apenas.
e) I, II e III.
 A concepção teleológica de racionalidade prática baseia-se na ética dos fins (TELE significa : fim). Aristóteles em sua concepção da virtude como mediania, destaca que o fim de nossas ações é o bem supremo – o sumo bem, que é o fim último da ação (teleologia) e, esse bem maior - é a felicidade. Deontologia é entendida como: 1. tratado do dever ou o conjunto de deveres, princípios e normas adotadas por um determinado grupo profissional. e, 2. segundo Kant, por regras autoimpostas. Resposta Correta: C

5. (UFSM) “Portanto, nem por natureza nem contrariamente à natureza a virtude moral é engendrada em nós, mas a natureza nos dá a capacidade de recebê-la, e esta capacidade se aperfeiçoa com o hábito.” (Aristóteles, Ética a Nicomaco. Brasília: Editora da UNB, 2001).
Analise as afirmações
I. o ser humano é mau ou bom por natureza.
II. a virtude moral não é algo inato ao ser humano.
III. A ética ocupa-se basicamente de questões subjetivas, abstratas e essencialmente de interesse particular do indivíduo.
IV. Uma ética deontológica é aquela construída sobre o princípio do dever.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre ética, marque a alternativa correta.
a) I, II.
b) I, II, III.
c) I e IV.
d) II e IV.
e) I, II, III e IV.
Segundo Aristóteles, as virtudes morais são próprias do caráter, produto do hábito adquiridas com o tempo, pela vivência na comunidade. A Deontologia seria o tratado do dever ou o conjunto de deveres, princípios e, normas autoimpostas (KANT). Resposta Correta: D

Comentários

Unknown disse…
muito obrigado!
ajudou muito mesmo!
Unknown disse…
Obrigada me ajudo bastante 😘

Postagens mais visitadas deste blog

SIMULADO DE FILOSOFIA - QUESTÕES DE POLÍTICA

SIMULADO DE FILOSOFIA COM QUESTÕES DE POLÍTICA. 1. (UEL) “Toda cidade [ polis ], portanto, existe naturalmente, da mesma forma que as primeiras comunidades; aquela é o estágio final destas, pois a natureza de uma coisa é seu estágio final. (...) Estas considerações deixam claro que a cidade é uma criação natural, e que o homem é por natureza um animal social, e um homem que por natureza, e não por mero acidente, não fizesse parte de cidade alguma, seria desprezível ou estaria acima da humanidade.” (ARISTÓTELES. Política. 3. ed. Trad. De Mário da Gama Kuri. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1997. p. 15.) De acordo com o texto de Aristóteles, é correto afirmar que a polis: a) É instituída por uma convenção entre os homens. b) Existe por natureza e é da natureza humana buscar a vida em sociedade. c) Passa a existir por um ato de vontade dos deuses, alheia à vontade humana. d) É estabelecida pela vontade arbitrária de um déspota. e) É fundada na r

SIMULADO DE LINGUAGEM 2- com gabarito.

QUESTÕES 1. "Em termos estritamente objetivos, a cruz foi um dos métodos de execução mais populares entre os séculos 6 a.C. e 4 d.C. Era utilizada por romanos, persas e egípcios, entre outros povos ansiosos para livrar-se de seus criminosos. Se alguém ousasse  propor  que  as  paredes  de  nossos  tribunais  fossem  adornadas  por  forcas,  guilhotinas  ou  cadeiras  elétricas, provocaria a justa indignação de boa parte da opinião pública. Ora, nós deixamos de ver a cruz como um instrumento de execução apenas e  justamente porque ela se  tornou _______ maior do cristianismo, caráter que  lhe é  indissociável." Hélio Schwartsman, 13/08/2009, "Crucifixos na berlinda". Considerando que a cruz é um signo de tipo convencional, a expressão que melhor preenche a lacuna é a) o argumento. b) a premissa. c) o enigma. d) o símbolo. e) o dogma. R: D 2. Na Internet, tornou-se popular o uso de "emoticons", signos usados para representar emoções, :-) é o