Pular para o conteúdo principal

SIMULADO de FILOSOFIA - 2010


 O SIMULADO de FILOSOFIA com questões da UFSM. 
Gabarito no final.

1. Da cólera e febre tifóide à malária e dengue, a lista da OMS inclui
22 diferentes doenças cujos ciclos de transmissão  dependem essencialmente  da água. (Revista Nestlé bio - nutrição e saúde, ano 1, no 2, p. 38.)

Nessa afirmação, o segmento dependem essencialmente indica uma relação
a) causa  -  efeito.
b) motivo  -  justificação.
c) fato  -  valor.
d) conjetura  -  confirmação.
e) conjectura -  hipótese.

2. A água virtual é o volume necessário para produzir alimentos ou outros produtos, que dessa  forma  está  basicamente inserida nos itens. Um quilo de trigo, por exemplo, exige cerca de mil litros de água para ser produzido, de forma que cada quilo contém esse volume.
(Scientific American Brasil, setembro de 2008, p. 66.)

Assinale a alternativa que preenche, corretamente, as lacunas, dando sentido ao texto.
Nesse texto, propõe-se uma _________ água virtual, que é _______.
a) hipótese sobre a  -  verdadeira.
b) definição de  -  verdadeira.
c) hipótese sobre a  -  convencional.
d) definição de  -  convencional.
e) hipótese sobre a  -  falsa.

3. "Em termos estritamente objetivos, a cruz foi um dos métodos de execução mais populares entre os séculos 6 a.C. e 4 d.C. Era utilizada por romanos, persas e egípcios, entre outros povos ansiosos para livrar-se de seus criminosos. Se alguém ousasse  propor  que  as  paredes  de  nossos  tribunais  fossem  adornadas  por  forcas,  guilhotinas  ou  cadeiras  elétricas, provocaria a justa indignação de boa parte da opinião pública. Ora, nós deixamos de ver a cruz como um instrumento de execução apenas e  justamente porque ela se  tornou _______ maior do cristianismo, caráter que  lhe é  indissociável." Hélio Schwartsman, 13/08/2009, "Crucifixos na berlinda".

Considerando que a cruz é um signo de tipo convencional, a expressão que melhor preenche a lacuna é
a) o argumento.
b) a premissa.
c) o enigma.
d) o símbolo.
e) o dogma.

 4. Carl Sagan relata a seguinte história a respeito dos clorofluorcarbonetos (CFCs), que destroem a camada de ozônio que nos protege da luz ultravioleta emitida pelo Sol:
 “A Du Pont, que vendia CFCs num montante de 600 milhões de dólares por ano, tirou seus anúncios dos jornais e revistas científicas e declarou perante comissões do Congresso que o perigo dos CFCs para a camada de ozônio não estava provado, fora muito exagerado ou era baseado em raciocínio científico defeituoso."
Considere, assim, as afirmações:

I. Se algo não está provado, então é falso.
II. Se algo é falso, então não pode ser provado.
III. Se o perigo de algo for muito exagerado, então não representa perigo algum.
Está(ão) correta(s)
a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas III.
d) apenas I e II.
e) apenas II e III.

5. O enunciado: “Julgava que a minha vida no campo era boa, mas agora vejo que, afinal, vivo na penúria” pode ser assim reescrito “Julgava que p, mas agora julgo que q”. Nessa nova formulação,

( ) p e q são símbolos para nomes.
( ) p e q são símbolos para proposições.
( ) o verbo "julgar" indica uma operação cognitiva.

Coloque verdadeira (V) ou falsa (F) em cada proposição e assinale a sequência correta.
a) V - V - V.
b) F - V - V.
c) F - F - V.
d) F - F - F.
e) V - V - F.

6.  Considere a seguinte afirmação que finaliza a fábula:
"Mais vale uma vida modesta com paz e sossego que todo o luxo do mundo com perigos e preocupações".
            Agora veja os três enunciados a seguir e indique qual(is) é(são) compatível(is) com essa afirmação.
I. O luxo é um mal e deve ser evitado sempre.
II. Uma vida modesta é preferível a uma vida de luxo.
III. O luxo é um bem e deve ser buscado sempre.
Está(ão) correta(s)
a) apenas I.
b) apenas I e II.
c) apenas II.
d) apenas I e III.
e) apenas II e III.

7. Na ética de Aristóteles, a noção de boa vida ocupa um lugar central. Assinale verdadeira(V) ou falsa (F) em cada uma das seguintes afirmações relacionadas a esse assunto:

(  ) "Eudaimonia" ("eudemonia", em português) é a expressão grega para o viver bem preconizado pela ética aristotélica.
(  ) Uma virtude, segundo a ética aristotélica, é um meio-termo entre dois vícios.
(  ) Na ética kantiana, a noção de boa vida também ocupa o lugar mais proeminente.
A sequência correta é
a) V - V - V.
b) F - F - F.
c) V - V - F.
d) V - F - V.
e) F - F - V.

8. Assinale a alternativa que preenche, corretamente, as lacunas, dando sentido ao texto.
            Os processos naturais que contribuem para a extinção de uma civilização são exemplos de males naturais, enquanto as guerras são exemplos de males morais.
            O argumento segundo o qual o padrão atual de utilização dos recursos naturais produzirá um desequilíbrio ecológico irreversível é um exemplo de argumento do tipo ________ . O desmatamento indiscriminado das florestas é um exemplo de um mal ________ .
a) indutivo – natural.
b) dedutivo – natural.
c) analógico – natural.
d) dedutivo – moral.
e) indutivo – moral.


9. Décadas atrás os produtores rurais e o governo de lá [bacia hidrográfica do rio Murray-Darling, na Austrália] dividiram as águas entre os usuários  humanos - produtores de uva,  trigo e criadores de  ovelhas  -  de  uma  forma  sofisticada,  baseada em eqüidade e aspectos econômicos.
Scientific American Brasil, setembro de 2008, p. 63.
Considere as seguintes afirmações sobre o texto:
I.O procedimento descrito é um exemplo de presença de um Estado liberal.
II. A eqüidade é uma forma de justiça.
III. O procedimento descrito caracteriza um contexto de estado de natureza, segundo a concepção de Hobbes.

Está(ão) correta(s)
a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas III.
d) apenas I e II.
e) apenas II e III.

10. Nos últimos anos, acentuam-se os problemas de trânsito. As ruas estão cada vez mais congestionadas, ocorrem mais acidentes, a poluição do ar aumenta. Essa crise urbana tem uma dimensão política que podemos ver como um conflito entre duas posições: uma delas é o direito de o cidadão comprar e usar o automóvel; a outra são as restrições às liberdades individuais em nome do bem comum.

            O primeiro grupo, que enfatiza o respeito às escolhas individuais, expressa uma visão chamada de __________, e o segundo grupo, que considera justificável limitar as liberdades individuais em casos como esse, expressa uma visão chamada de __________ .

Assinale as expressões que completam, respectivamente, as lacunas.
a) liberal – comunitarista.
b) social-democrata – liberalista.
c) individualista – contratualista.
d) libertarista – socialista.
e) individualista – estatizadora.


 GABARITO
1. A     2. D      3. D      4. B       5. B       6. C      7. C     8. E     9. B     10. A

Fonte: Provas da UFSM.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SIMULADO DE FILOSOFIA - ÉTICA - COMENTADO

 Simulado com questões de Ética da UFSM. É preparatório para ingresso ao ensino superior. O gabarito é comentado para esclarecer possíveis dúvidas. 1. (UFSM) A arquitetura de uma época aponta não só para um determinado estilo artístico, mas também pode indicar traços de vida moral e política de um grupo humano. As torres das igrejas góticas, por exemplo, mostraram a verticalidade na relação entre Deus e o homem, o céu e a terra, o superior e o inferior, característica básica da cultura medieval. A respeito da concepção de moralidade no período medieval, pode-se afirmar que: I. A conduta humana deve se pautar em regras derivadas da natureza. II. A imoralidade está relacionada com a desobediência às leis divinas reveladas. III. A razão humana ocupa o lugar central na vida ética. IV. A ética se preocupa, principalmente, com a autonomia moral do indivíduo. Está(ao) correta( s) a) Apenas I b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas II e IV. e) Apenas III

SIMULADO DE FILOSOFIA - QUESTÕES DE POLÍTICA

SIMULADO DE FILOSOFIA COM QUESTÕES DE POLÍTICA. 1. (UEL) “Toda cidade [ polis ], portanto, existe naturalmente, da mesma forma que as primeiras comunidades; aquela é o estágio final destas, pois a natureza de uma coisa é seu estágio final. (...) Estas considerações deixam claro que a cidade é uma criação natural, e que o homem é por natureza um animal social, e um homem que por natureza, e não por mero acidente, não fizesse parte de cidade alguma, seria desprezível ou estaria acima da humanidade.” (ARISTÓTELES. Política. 3. ed. Trad. De Mário da Gama Kuri. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1997. p. 15.) De acordo com o texto de Aristóteles, é correto afirmar que a polis: a) É instituída por uma convenção entre os homens. b) Existe por natureza e é da natureza humana buscar a vida em sociedade. c) Passa a existir por um ato de vontade dos deuses, alheia à vontade humana. d) É estabelecida pela vontade arbitrária de um déspota. e) É fundada na r

SIMULADO DE LINGUAGEM 2- com gabarito.

QUESTÕES 1. "Em termos estritamente objetivos, a cruz foi um dos métodos de execução mais populares entre os séculos 6 a.C. e 4 d.C. Era utilizada por romanos, persas e egípcios, entre outros povos ansiosos para livrar-se de seus criminosos. Se alguém ousasse  propor  que  as  paredes  de  nossos  tribunais  fossem  adornadas  por  forcas,  guilhotinas  ou  cadeiras  elétricas, provocaria a justa indignação de boa parte da opinião pública. Ora, nós deixamos de ver a cruz como um instrumento de execução apenas e  justamente porque ela se  tornou _______ maior do cristianismo, caráter que  lhe é  indissociável." Hélio Schwartsman, 13/08/2009, "Crucifixos na berlinda". Considerando que a cruz é um signo de tipo convencional, a expressão que melhor preenche a lacuna é a) o argumento. b) a premissa. c) o enigma. d) o símbolo. e) o dogma. R: D 2. Na Internet, tornou-se popular o uso de "emoticons", signos usados para representar emoções, :-) é o