Pular para o conteúdo principal

Qualidade na Educação Básica

Sab-se que no Brasil existem parâmetros, orientações, referênciais, metas definidas para  uma  educação básica de qualidade .
Existem teorias que são a perfeição ideal - (como  diria o Filósofo Platão) - sobre como deve ser a educação.
Muitos falam que dinheiro é investido na educação constantemente. Inclusive fazem alarde dizendo que o problema está na corupção escolar, na gestão, nos cargos de confiança de gestores de educação - (concordo aqui, por que vi na prática a incompetência de gestores, despreparados sem compromisso social, pedagógico e político econômico).
Um cidadão (economista) defensor da meritocracia na educação disse em canal de tv que existe muito dinheiro na educação e que aumentar um sálario de professor de escola básica não vai resolver o problema da educação.

Acredito que deve ser valorizado o professor sim.Inclusive para a própria categoria ser atrativa para os jovens que pretendem ingresso ao ensino superior.
Eu trabalho na área de preparatórios ao ingresso ao ensino superior no estado do RS. O salário é bom e atrativo e os professores se dedicam bastante por muitos fatores tais como: 1. psicológicos - é bom para o ego ser valorizado-, 2. intelectuais - pois é possível investir em formação continuada, 3. político social - pois o prof se estrutura no sentido de assinar jornal, revista, tv a cabo e internet inserindo-se no contexto atual das NTIC, 4 etc....
Tive contato com professores da rede puúlica em 10 (dez) CRE do RS e compactuo a anseio de muitos professores exigir melhor salário. As condições subjetivas e "estruturais"  de muitos é precária e lamentável.
Não abordo sobre os alunos e aprendizagem que isso é óbvio.

Disso muito se segue de que não adianta só os parâmetros, leis, normas e aluno em sala de aula.
Educação é mais do que isso.Defendo que deve ter constante formação continuada de professores, pois é um grande problema e as Faculdades estão formando mal seus novos professores.

Mas, o óbvio deve ser enfrentado e resolvido - tem que valorizar o professor sim. Caso contrário vamos ficar décadas discutindo e batendo na mesma tecla (como disse uma profe de Rio Grande/RS "estou desde os anos 60 solicitando sálario digno - sou seja, um  básico") e o que é feito na prática são teorias e estudos de teorias,.....teorias e estudos de teorias...,teorias e estudos de teorias....e reflexão sobre as teorias nas faculdades de licenciaturas....teorias e estudos de teorias.....

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SIMULADO DE FILOSOFIA - ÉTICA - COMENTADO

 Simulado com questões de Ética da UFSM. É preparatório para ingresso ao ensino superior. O gabarito é comentado para esclarecer possíveis dúvidas. 1. (UFSM) A arquitetura de uma época aponta não só para um determinado estilo artístico, mas também pode indicar traços de vida moral e política de um grupo humano. As torres das igrejas góticas, por exemplo, mostraram a verticalidade na relação entre Deus e o homem, o céu e a terra, o superior e o inferior, característica básica da cultura medieval. A respeito da concepção de moralidade no período medieval, pode-se afirmar que: I. A conduta humana deve se pautar em regras derivadas da natureza. II. A imoralidade está relacionada com a desobediência às leis divinas reveladas. III. A razão humana ocupa o lugar central na vida ética. IV. A ética se preocupa, principalmente, com a autonomia moral do indivíduo. Está(ao) correta( s) a) Apenas I b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas II e IV. e) Apenas III

SIMULADO DE FILOSOFIA - QUESTÕES DE POLÍTICA

SIMULADO DE FILOSOFIA COM QUESTÕES DE POLÍTICA. 1. (UEL) “Toda cidade [ polis ], portanto, existe naturalmente, da mesma forma que as primeiras comunidades; aquela é o estágio final destas, pois a natureza de uma coisa é seu estágio final. (...) Estas considerações deixam claro que a cidade é uma criação natural, e que o homem é por natureza um animal social, e um homem que por natureza, e não por mero acidente, não fizesse parte de cidade alguma, seria desprezível ou estaria acima da humanidade.” (ARISTÓTELES. Política. 3. ed. Trad. De Mário da Gama Kuri. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1997. p. 15.) De acordo com o texto de Aristóteles, é correto afirmar que a polis: a) É instituída por uma convenção entre os homens. b) Existe por natureza e é da natureza humana buscar a vida em sociedade. c) Passa a existir por um ato de vontade dos deuses, alheia à vontade humana. d) É estabelecida pela vontade arbitrária de um déspota. e) É fundada na r

SIMULADO DE LINGUAGEM 2- com gabarito.

QUESTÕES 1. "Em termos estritamente objetivos, a cruz foi um dos métodos de execução mais populares entre os séculos 6 a.C. e 4 d.C. Era utilizada por romanos, persas e egípcios, entre outros povos ansiosos para livrar-se de seus criminosos. Se alguém ousasse  propor  que  as  paredes  de  nossos  tribunais  fossem  adornadas  por  forcas,  guilhotinas  ou  cadeiras  elétricas, provocaria a justa indignação de boa parte da opinião pública. Ora, nós deixamos de ver a cruz como um instrumento de execução apenas e  justamente porque ela se  tornou _______ maior do cristianismo, caráter que  lhe é  indissociável." Hélio Schwartsman, 13/08/2009, "Crucifixos na berlinda". Considerando que a cruz é um signo de tipo convencional, a expressão que melhor preenche a lacuna é a) o argumento. b) a premissa. c) o enigma. d) o símbolo. e) o dogma. R: D 2. Na Internet, tornou-se popular o uso de "emoticons", signos usados para representar emoções, :-) é o